Observatório indica lugar onde caiu meteoro que iluminou céu do Piauí; confira

Especialistas usaram softwares para estimar a localização dos meteoritos (fragmentos dos meteoros) para possível recuperação

Fragmentos caíram perto de Padre Marcos e Marcolândia. | Reprodução/Redes sociais

O astrônomo Marcelo Zurita, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), afirmou que fragmentos do meteoro que provocou um clarão no céu do Piauí e em outros quatro estados do Nordeste caíram em uma região próxima a Padre Marcos e Marcolândia, no Sul do Piauí.

O QUE ACONTECEU

Por volta da meia-noite do último sábado (13), um meteoro cruzou o céu do Piauí com um clarão também observado por moradores do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia, além do próprio Piauí. Sua explosão na atmosfera produziu um espetáculo raro e assustador que foi registrado por moradores e câmeras de segurança de dezenas de municípios.

Segundo a BRAMON, o meteroide tinha entre 2 e 3 metros de diâmetro. Além da "bola de fogo" vista no céu e do estrondo, os moradores também relataram um tremor de baixa intensidade nas paredes das residências.

Asteroide que iluminou céu do Piauí tinha entre 2,70 m e 3m (Foto: Reprodução/Bramon)

METEORITOS PODEM SER ENCONTRADOS

Usando softwares específicos, a BRAMON calculou que, caso alguns meteoritos tenham sobrevivido, eles podem ser encontrados na região situada entre Padre Marcos e Marcolândia. 

Fragmentos do meteoro caíram entre Padre Marcos e Marcolândia (Foto: (Reprodução/Bramon)

Com base nas imagens registradas por câmeras, especialistas estimaram a trajetória percorrida pelo bólido e seus fragmentos após a explosão. Cálculos apontam que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 51º em relação ao solo e começou a brilhar a cerca de 73 km de altitude sobre Ingazeira, no Piauí. 

"O objeto seguiu a 51.000 km por hora, percorrendo 55 km em pouco menos de 4 segundos e desapareceu a cerca de 30 km de altitude, ao sul de Padre Marcos, também no Piauí", Marcelo Zurita.

Rocha espacial provocou clarão no Piauí e em outros estados do Nordeste (Foto: (Reprodução/Bramon)

O astrônomo frisou que mesmo com essa velocidade, objetos com até 5 metros de diâmetro não representam tanto risco à população. "Graças à nossa atmosfera, mesmo objetos um pouco maiores como esse não oferecem grandes riscos para a população em solo. A atmosfera trata de vaporizar grande parte do material, além de fragmentar o pedaço que resiste. Os fragmentos que resistem e chegam ao solo são chamados de meteoritos e têm grande valor para a ciência, para museus e colecionadores", explicou.

METEORITOS SÃO PERIGOSO?

É importante destacar que os meteoritos não oferecem qualquer tipo de risco à saúde. Eles não são radioativos e nem contêm substâncias tóxicas. Não é recomendável que um meteorito seja lavado por quem o encontrou, já que a limpeza pode remover informações químicas importantes. Ele deve ser coletado, armazenado em um plástico limpo e em local seco. Quem o encontrou deve também procurar especialistas.

Importância da Recuperação de Meteoritos

Notícias recentes de pessoas que se tornaram ricas após encontrar um meteorito alimentam verdadeiras caçadas por estes visitantes espaciais. 

Mas, afinal, por que um pedregulho pode valer mais do que uma casa? O fato é que eles são as únicas amostras acessíveis que os cientistas têm para analisar e entender a história do Sistema Solar. Por isso, é importante acionar entidades como a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros para coleta de possíveis detritos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES