SEÇÕES

“O objetivo é atingir todo o Piauí”, diz ministro sobre programa com qualificação para famílias

Iniciativa visa ajudar famílias de baixa renda do CadÚnico através do trabalho e empreendedorismo com apoio do governo federal.

Aula inalgural em Teresina. | Foto: MeioNews
Siga-nos no

Na manhã deste sábado (22), Teresina foi sede da aula inaugural do Programa “Acredita no Primeiro Passo”. A iniciativa foi criada para ajudar famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico a melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo.

O programa é financiado pelo governo federal em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). 

O PROGRAMA

O ministro interino do MDS, Osmar Júnior, destacou a inclusão socioeconômica e o combate à pobreza por meio do empreendedorismo gerado pelo programa, que oferece cursos profissionalizantes e apoio para quem busca emprego. Além disso, há oportunidades para quem deseja abrir o próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.

"Aqui é um pacto com a Universidade Federal do Piauí. É você integrar as instituições, especialmente a Universidade Federal, para que ela, com a sua expertise, o seu conhecimento, possa apoiar as ações que apoiem o empreendedorismo do Brasil. Essa ação vai abranger 31 municípios, vai gerar inicialmente 2 mil vagas para qualificação de pessoas que estejam dispostas a empreender", disse o ministro.

NO PIAUÍ 

Apenas no Piauí, o projeto já atua em mais de 20 municípios, de norte a sul, com cerca de 2000 alunos. O gestor esclareceu que os critérios de seleção das cidades seguem as regras já estabelecidas no programa federal, reforçando a intenção de atingir todo o Piauí. 

 "O objetivo nosso é atingir todo o estado do Piauí. Já tivemos ações anteriores, também com o Instituto Federal, e estamos lançando essa agora, mas o objetivo nosso é que todo o Brasil, especialmente aqui todo o Piauí, possa ter a sua disposição vagas no programa Acredita", enfatizou o minstro.

No evento, estiveram presentes figuras ilustres como o diretor de Relações Internacionais da Fadex, Eduardo Moita, a reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira e o recente eleito da Universidade Estadual do Piauí, Paulo Henrique.

"É um projeto que valoriza as comunidades, que procura compreender a dinâmica social, as vulnerabilidades sociais, as dificuldades que as pessoas vivem e apresentar possibilidades de curso e de melhoria de condição de vida. Então é um projeto muito importante, é um projeto de extrema relevância social", afirmou Eduardo Moita. 

Agora, ao todo 90 cursistas passam a fazer parte de mais uma etapa de formação empreendedora na capital piauiense.  O diretor de Relações Internacionais da Fadex enfatizou que as matrículas ainda estão abertas. 

"Ainda estão acontecendo, mas a gente calcula atingir mais de mil pessoas nesses cursos a nível de Piauí. É uma perspectiva, é um entendimento, esse número pode ser ampliado à medida que as cidades vão aparecendo e que a busca por esses cursos, por essas estratégias de capacitação vão acontecer", completou  o diretor. 

Durante a aula de abertura, turmas anteriormente formadas puderam compartilhar de suas experiências com a adesão do projeto. Além disso, foi exposto o cronograma de formação e a grade de conteúdos que os alunos irão aprender ao longo do curso.

Para Kamila Gomes, aluna do Centro de Ensino de Tempo Integral ( CETI) Família Agrícola, de 18 anos, o curso é visto como um preparo para o futuro para quando ela quiser abrir o próprio negócio.

"Recentemente a minha mãe abriu uma loja, então eu creio que o curso vai ajudar muito nessa questão. Justamente para o que eu aprender aqui eu repassar para ela e para os familiares que quiserem ajuda também. [...] Se eu quiser abrir o meu próprio negócio, eu já vou ter uma experiência do curso, aprendizado, do que eu aprendi antes", relatou a estudante.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também