O desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira tomou posse, nesta terça-feira (07), como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2025/2026. O ato solene ocorreu no auditório do Palácio da Justiça.
A solenidade reuniu desembargadores, magistrados, servidores, familiares e amigos do empossado, além de representantes do Governo do Estado, do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI).
Ao tomar posse, o novo presidente do TJ destacou o grande desafio e apontou a tecnologia como grande aliada para avanços na gestão.
“O grande desafio hoje é a grande demanda judicial. Após a Constituição Federal e talvez graças à credibilidade do poder judiciário, as demandas são crescentes e parecem invencíveis. A nossa prioridade é aperfeiçoarmos o nosso poder judiciário através de tecnologia, colocar toda a disposição dos magistrados e servidores, colocar tecnologia à disposição dos magistrados. Então, nós queremos sempre, cada dia mais, estruturar a nossa TI e aplicarmos aquilo que a tecnologia coloca na discussão no sentido de dar mais celeridade às demandas que compõem a nossa discussão”, afirmou.
DIRETORIA TOMA POSSE
Durante a solenidade no Tribunal de Justiça do Piauí, foram empossados para o biênio 2025-2026 os seguintes desembargadores: Aderson Nogueira como presidente, Agrimar Rodrigues como vice-presidente, Erivan Lopes como corregedor-geral da Justiça, Hilo de Almeida como corregedor do Foro Extrajudicial, Manoel de Sousa Dourado como diretor-geral da Ejud, Dioclécio Sousa como vice-diretor da Ejud, Pedro Macedo como ouvidor-geral e Lucicleide Belo como vice-ouvidora.
PRESENÇA DE AUTORIDADES
Presente ao evento, o governador do Estado, Rafael Fonteles, falou sobre a harmonia entre os poderes. “O Tribunal de Justiça exerce um grande papel e eu não tenho dúvida que o novo presidente, o desembargador Aderson, vai fazer muito bem esse papel, como fez o desembargador Hilo, melhorando cada vez mais os índices de produtividade da prestação de serviços do Tribunal de Justiça, que é o que toda a sociedade espera. E da nossa parte, como chefe do Poder Executivo, vamos trabalhar sempre para a harmonia dos poderes”.
O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, também esteve presente na solenidade e parabenizou a posse da nova diretoria. “Primeiro, parabenizo a excelente gestão feita pelo desembargador Hilo, que hoje deixa presidência para a entrada do desembargador Aderson. A gente espera e vai contribuir para que seja uma relação extremamente harmoniosa, sobretudo porque temos um objetivo em comum, que é trazer paz, equilíbrio social. O Tribunal de Justiça julga os conflitos de sua competência constitucional, mas no fim, executivo, legislativo e judiciário têm esse intuito de manter o equilíbrio, a paz e o bem-estar do povo piauiense”, afirmou Nolleto.