O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções de Teresina na quinta-feira (31), que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinará um investimento de R$ 14,6 bilhões para a área de educação, ciência e tecnologia no estado do Piauí, incluindo a retomada de obras do programa.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, explicou nas redes sociais que os investimentos do programa federal estão alinhados com as metas do Governo do Piauí para a educação. “Serão, aproximadamente, 15 milhões de reais para investimentos na educação do Piauí na retomada de obras paralisadas, creches e escolas, também investimentos na ampliação do tempo integral, transporte e alimentação escolar e conectividade nas nossas escolas. Além de pesquisa e inovação”, disse o gestor.
No início deste ano, o governo do estado do Piauí lançou o programa "Acelera Seduc", uma série de medidas destinadas a fortalecer a qualidade do ensino nas escolas estaduais. Esse conjunto de iniciativas inclui a expansão do ensino em período integral, a integração com a educação profissional, técnica e tecnológica, e diversas ferramentas de gestão educacional.
Na cerimônia do lançamento do Novo PAC no Piauí, o governador Rafael Fonteles destacou que o Piauí saiu do mapa da fome e será o primeiro estado a universalizar as escolas de tempo integral com o ensino profissional e técnico. “O Estado do Piauí será o primeiro a ter todas suas escolas estaduais em tempo integral. Todo jovem do Piauí vai estudar nove horas por dia”, afirmou o gestor.
Por sua vez, o presidente Lula recordou o lançamento do Programa Fome Zero em Guaribas, em 2003, no município que simboliza esse programa. Atualmente, Guaribas superou a carência alimentar e abriga uma escola em tempo integral em homenagem ao educador brasileiro notável, Paulo Freire. Esta escola oferece um curso focado no Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, com o propósito de formar os futuros programadores do Piauí e do Brasil.
“Não existe nenhum exemplo, em nenhum país do mundo, de sociedade avançada, de sociedade que tem uma qualidade de vida boa sem que antes não tivesse investimento na educação”, enfatizou o presidente.
(Com informações do Governo do Estado)