Nove pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (22), em Teresina, durante o desdobramento da Operação Cela 03, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Piauí, em parceria com o Gaeco do Maranhão.
A ação tem como objetivo desarticular um braço financeiro e operacional de uma facção criminosa com atuação nos dois estados. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Teresina (PI) e Timon (MA).
O QUE DIZEM AS INVESTIGAÇÕES
De acordo com o Gaeco, as investigações apontam para a prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. O grupo investigado teria uma estrutura bem organizada e operava com movimentação de recursos e bens para ocultar valores obtidos de forma ilegal.
Esta é a segunda fase da Operação Cela 03, que teve início após o avanço das investigações da primeira etapa, deflagrada em agosto de 2024. Na ocasião, a operação revelou a existência de uma rede ligada ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de veículos roubados e furtados.
Ao todo, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA) expediu 15 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão. O processo corre sob segredo de justiça.
A operação mobilizou 180 agentes públicos, entre promotores de Justiça, servidores e policiais. Participaram da ação equipes do Gaeco do Piauí, Polícia Militar do Maranhão, Polícia Militar do Piauí, com apoio do BOPE e BEPI, e da Polícia Civil do Piauí