Nove pássaros silvestres foram apreendidos nesta quinta-feira (3) no bairro Sabiazal, em Parnaíba, litoral do Piauí. As aves estavam presas em gaiolas dentro de uma residência e foram localizadas durante uma operação da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), da Polícia Militar do Piauí.
COMO ACONTECEU
Segundo a PM, os agentes avistaram as gaiolas ao passar pela casa. O morador, identificado pelas iniciais A. C. de S., se apresentou como responsável pelos animais, mas não possuía autorização para mantê-los em cativeiro. Ele alegou que as aves foram deixadas por um conhecido.
Entre os animais apreendidos estão um currupião, três galos-de-campina, um abre-fecha, dois sanhaços e dois bigodes. Todas as espécies são nativas da fauna brasileira.
crime ambiental
O caso foi registrado como crime ambiental e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o homem. Os pássaros foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ficará responsável pela avaliação, reabilitação e possível soltura.
Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).