SEÇÕES

Nova penitenciária de segurança máxima do Piauí será inaugurada em março

A informação foi confirmada pelo Secretário de Justiça do estado, Coronel Carlos Augusto

Secretário de Justiça do estado, Coronel Carlos Augusto | Foto: Reprodução/Raíssa Morais
Siga-nos no

A Penitenciária de Buriti dos Lopes, a primeira unidade com um nível de segurança superior às demais do Piauí, está prevista para ser inaugurada em março deste ano. A informação foi confirmada pelo Secretário de Justiça do estado, Coronel Carlos Augusto, que afirmou, em entrevista ao Programa Banca de Sapateiro, apresentado por Arimatea Carvalho, que resta apenas a aquisição de mobiliário e a adequação das vias no entorno da unidade prisional.

CAPACIDADE DE DETENTOS

Com capacidade para 307 internos, a nova unidade contou com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual. Segundo o secretário, a obra foi financiada com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), destinados à expansão e modernização do sistema prisional.

“A empresa responsável pela construção vai nos entregar a unidade até o dia 10 de março. Estamos finalizando a estrutura com a instalação de equipamentos como iBody Scan, aparelho de raio-X, utensílios de cozinha, móveis e sistema de climatização. A expectativa é que até maio ela esteja em pleno funcionamento”, explicou o gestor.

celas

A penitenciária foi projetada para atender aos padrões de segurança máxima, com celas individuais e algumas para, no máximo, quatro internos. Construída inteiramente em concreto armado e ferro, sem o uso de tijolos, a estrutura conta com pavilhões reforçados com chapas de aço no solo. “É uma estrutura que permite classificar os presos, digamos assim, com um perfil mais elevado", falou.

Mesmo com as medidas de segurança, a unidade contará com espaços para educação e oficinas de trabalho. “É uma penitenciária que conta com sala de aula e diversas oficinas de trabalho dentro dessas estruturas. Trata-se de uma grande estrutura para apenas 307 internos", afirmou Carlos Augusto.

déficit carcerário no Piauí

A inauguração da penitenciária faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para reduzir o déficit carcerário no Piauí. Atualmente, o sistema prisional do estado possui cerca de 7.500 internos, enquanto a capacidade total é de pouco mais de 4.000 vagas. Para sanar essa deficiência, estão sendo construídas quatro novas unidades prisionais, além da reestruturação de estabelecimentos existentes.

Entre as obras em andamento, estão a ampliação da Penitenciária de Vereda Grande, que passou de 210 para 420 vagas, e a reforma da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, que adicionou 384 novas vagas. Também estão sendo construídas novas unidades em Altos, que contará com um complexo penitenciário com 800 vagas, e na Cadeia Pública de Picos.

A estratégia do governo também inclui a reclassificação dos internos conforme o grau de periculosidade, separando presos de alto, médio e baixo risco. “Não podemos manter no mesmo ambiente uma pessoa que cometeu um pequeno delito e um integrante de facções criminosas. A classificação é essencial para a segurança e ressocialização dos internos”, ressaltou o secretário.

O Governo do Estado também planeja ampliar o Complexo Penitenciário de Altos, que atualmente abriga cerca de 3.000 internos, chegando a 3.500 com as novas unidades. Além disso, está prevista a construção de uma unidade feminina no local, medida considerada prioritária pela gestão estadual.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também