SEÇÕES

Norte e Sul piauiense disputam conhecimento com diversão no Quiz Enem

Estudantes da Seduc mostram preparo e entusiasmo em competição que une aprendizado, entretenimento e experiências únicas na preparação para o Enem

Alunos do CETI Cirila Maria de Jesus e CETI Polivalente Lima Rebêlo | Foto: Eliaquim de Paula/ Meionews.com
Siga-nos no

A tarde deste sábado (18) foi marcada por emoção, aprendizado e muita descontração no estúdio da Rede Meio Norte, durante a 11ª edição do Quiz Enem 2025. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a emissora, transforma a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio em um jogo interativo de perguntas e respostas, estimulando o raciocínio rápido e a troca de conhecimento entre os alunos.

Nesta edição, a disputa reuniu estudantes do CETI Cirila Maria de Jesus, de São Francisco de Assis do Piauí (17ª GRE de Paulistana), e do CETI Polivalente Lima Rebêlo, de Parnaíba (1ª GRE). Além da competição, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da emissora e acompanhar de perto o funcionamento de um estúdio de televisão, uma experiência enriquecedora que une o lúdico à aprendizagem.

Iniciativa que inspira e motiva

A gerente da 17ª GRE, Jaylma Góis, destacou o impacto positivo do projeto na rotina dos alunos e a importância de unir diversão e aprendizado durante o processo de preparação para o Enem e o Saeb.

“Essa iniciativa do Governo do Estado através da SEDUC, em parceria com a TV Meio Norte, é realmente encantadora, porque eles desenvolvem toda essa programação do Enem, que é um preparatório lúdico, uma abordagem diferenciada, para que esses alunos se motivem e se firmem estudando com propósito”, afirmou Jaylma.

A gestora reforçou ainda que as escolas vêm realizando simulados quinzenais e revisões gerais, o que reforça o compromisso com o desempenho dos estudantes nas avaliações externas.

Estudo e dedicação no caminho até o estúdio

O trajeto até Teresina foi longo, mas os estudantes mostraram determinação. Representando o Sul do estado, o aluno Cristiano Costa, do CETI Cirila Maria de Jesus, contou que aproveitou até a viagem para revisar conteúdos e reforçar a preparação.

“A minha preparação foi a partir de estudos sobre questões que já caíram no Enem. Revisei quase todas as do ano passado, e vim o caminho quase todo estudando com minha parceira, Janice. Esse tipo de competição incentiva a gente a estudar mais e se preparar não só para o Enem, mas também para outras provas como o Saeb”, explicou o estudante.

União, estratégia e aprendizado divertido

Do litoral piauiense, a equipe do CETI Polivalente Lima Rebêlo também veio preparada. O estudante Rikelme Viana destacou a mobilização da escola para se preparar, com aulas especiais, gincanas e análises de edições anteriores do programa.

“A gente teve um preparo com a diretora, assistimos quizes antigos e fizemos várias gincanas para chegar confiantes. É uma forma de aprendizagem muito legal, porque a pessoa se diverte e aprende ao mesmo tempo. Nunca tinha visto algo assim, e achei muito divertido, mesmo com a rivalidade, é uma experiência única”, relatou.

Uma jornada que transforma

Ao todo, 18 equipes de escolas estaduais participam da temporada 2025 do Quiz Enem. Mais do que uma competição, o projeto representa uma nova forma de ensinar e aprender, mostrando que o conhecimento pode ser estimulante, colaborativo e divertido.

A grande final da edição 2025 será exibida no próximo sábado (25), com o duelo entre o CETI Luís Teixeira de Luzilândia (2ª GRE) e o CETI João Henrique de Teresina (19ª GRE). As duas escolas chegam à decisão com excelentes pontuações e prometem uma disputa acirrada que encerra a temporada com chave de ouro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também