O governador Rafael Fonteles visitou, nesta quinta-feira (12), a programação do 23º SaLiPi – Salão do Livro do Piauí. O evento homenageia a professora Sueli Rodrigues e traz o tema “Ler e Escrever – Existir e Resistir”, com homenagens aos centenários de nascimento de Clóvis Moura, Manoel Paulo Nunes e Dalton Trevisan.
O Salão do Livro do Piauí está há 23 anos prestando esse grande serviço à comunidade acadêmica, à sociedade em geral, fomentando esse gosto pela leitura. A leitura é muito importante, ainda mais em tempos de redes sociais, em que as pessoas se acostumaram a conteúdos mais superficiais. A leitura é que proporciona um aprofundamento, além de representar muito da cultura de um povo, de um lugar, disse o governador.
Conforme o secretário da Educação, Washington Bandeira, o SaLiPi é o ambiente ideal para que a rede estadual ofereça a oportunidade dos seus alunos vivenciarem a literatura de forma integral.
Temos aqui o apoio com 10 mil cheques-livros distribuídos a estudantes da rede estadual para eles comprarem, adquiriram seus próprios livros. Também temos as revisões, as aulas especiais para o Enem, a imersão Enem, com a quantidade significativa de estudantes todo dia, afirmou o secretário Washington Bandeira.
O governador visitou o estande da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com os estudantes do Clube de Leitura em Debates Literários, com a participação do CETI Conceição Salomé. O projeto Clube de Leitura é desenvolvido nas escolas da rede estadual, com ferramentas para fomentar o hábito da leitura, como plataformas de livros digitais.
No Cineteatro da UFPI, ocorre a imersão Enem no Salipi, com 300 estudantes em revisão de pelo menos três disciplinas diárias, das 12h às 16h30, até amanhã (13). O evento, voltado para alunos da rede pública de Teresina e região, também inclui Feira de Livros, Bate-Papo Literário, Arena Cordel, shows e a ampliada Arena Salipinho, que destaca lendas piauienses.