Alagamentos, desabamentos e mortes. Diante dos impactos causados pelas chuvas intensas que assolam cidades do Piauí, principalmente o município de Picos, os órgãos do governo do estado destacaram, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16), as medidas e ações que estão sendo tomadas para auxiliar a população.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) informou que está atuando no apoio aos municípios afetados, com treinamentos de equipes locais, reconhecimento das áreas de riscos, juntamente com a Defesa Civil, formação de aprendizes temporários, e na orientação de como requerer a antecipação do calendário do Bolsa Família. Além de fornecer kit de limpeza.
SAÚDE
"Estamos bem atentos e ninguém ficará desamparado”, pontuou Marcelo Nolleto, secretário de Estado do Governo. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) criou um gabinete de crise e enviou uma equipe para atuar junto ao Ministério da Saúde na avaliação dos impactos causados em Picos. Ele destacou que, dessa forma, os agentes estarão preparados para oferecer o suporte necessário.
"Hoje pela manhã nesse momento está tendo reunião na Câmara Municipal de Picos com o Ministério da Saúde, Sesapi e a Prefeitura de Picos para fazer uma avaliação dos danos na saúde e propôr soluções. Já temos vacinas em sedes, medicação preparada para caso de consequências de alguma doença”, afirmou Antonio Luiz, secretário de saúde.
Antonio Luiz explicou que devido aos problemas de atendimento nas UBS por conta dos alagamentos, a população pode recorrer a consultas online. Conforme ele, foi feito um pedido ao Ministério Público, com a Prefeitura de Picos, para que, após a limpeza das UBS, elas voltem a funcionar de maneira adequada.
ESTRUTURAS
Na parte estrutural, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Piauí(DER-Pi) em conjunto com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estão realizando limpezas, isolamentos de áreas de risco e, quando possível, reconstruindo vias. Leonardo Sobral, Diretor Geral do DER, relatou como o órgão está atuando.
“Disponibilizamos máquinas para estarem 100% à disposição tanto a população, quanto da prefeitura, para fazer nesses reparos emergenciais. Nós sabemos que choveu muito em pouco tempo, então é necessário fazer um trabalho emergencial de limpeza das ruas, de correções dos aterros, recomposição do asfalto e algumas rodovias que foram danificados por conta de erosão. Todo nosso aparato está à disposição para poder, assim que baixar um pouquinho o volume de água, estipulado o plano de trabalho e sair imediatamente toda reconstrução do que foi identificado naquela região”, explicou o diretor.