O Piauí voltou a se destacar no cenário da educação, empreendedorismo e tecnologia com a terceira edição do NEON 2025, em Teresina. Durante o evento, o Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Rodrigo Torres, ressaltou a importância da participação estudantil e relembrou a realização do SEDUCKATHON.
Os melhores projetos da rede pública estadual ganharam viagens internacionais para seis países, e essa semana a gente tem o NEON, que é o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do Nordeste, organizado pelo Sebrae, um parceiro nosso nas iniciativas na área da educação empreendedora. E os nossos alunos também estão participando, afirmou.
A iniciativa reúne nesta semana centenas de estudantes da rede pública, além de empreendedores e especialistas em tecnologia, em um ambiente que propõe novas experiências de aprendizagem e conexão com o mercado.
Nestes dois dias, estudantes Seduc apresentam projetos de Inteligência Artificial, robótica e tecnologia da informação desenvolvidos nas escolas públicas do estado.
"Aqui a gente tem um estande da Seduc, entre outras coisas que estão acontecendo, e, nesse estande, os alunos estão demonstrando como é que funciona a inteligência artificial nas escolas do Piauí. O Piauí é o único território das Américas a ter uma disciplina obrigatória que envolve qualquer atividade social, e também estão mostrando as atividades de robótica, de tecnologia da informação, tudo que eles estão vivenciando dentro das escolas públicas”, ressaltou o superintendente.
Rodrigo Torres também defendeu que a presença dos jovens simboliza a integração entre ensino e inovação. Essa relação, preparara os estudantes para os desafios do futuro. “Tem muita palestra, muita coisa. Vários alunos da rede inteira participaram, mostrando que essa pauta da tecnologia também está presente na educação pública. Isso é muito importante”, completou.