O governador Rafael Fonteles entregou, nesta segunda-feira (1º), mais de 180 aparelhos celulares recuperados em operações policiais. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os convocados, por meio do edital de chamamento público, devem apresentar um documento de identificação com foto, a nota fiscal e a caixa do dispositivo, além do boletim de ocorrência (BO) que registre o furto ou roubo, se houver.
Em entrevista, o governador Rafael Fonteles disse, que, esse é um momento especial, que mostra a efetividade da Segurança Pública no Piauí, que consegue fazer a devolução efetiva de aparelhos celulares de forma massificada.
É um momento especial, porque mostra a efetividade de uma política pública tão importante, que é a segurança pública, então, no momento em que as forças de segurança, integrada com os outros poderes, consegue fazer uma devolução efetiva de um item tão importante para o trabalho, para a vida das pessoas, como são os aparelhos celulares, e faz isso de forma massificada, é realmente uma demonstração que a segurança pública está funcionando, e, além de diminuir, o roubo e furto de celulares e de veículos, está conseguindo, muitas vezes, devolver o aparelho.
13 MIL CELULARES RECUPERADOS NA GESTÃO
Rafael também falou da metodologia e tecnologia criada no Piauí, para a recuperação de celulares roubados ou furtados, que já está sendo exportada para outros estados e que já faz parte do protocolo incorporado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em sua fala, também parabenizou o secretário Chico Lucas e toda a sua equipe.
Nós vamos escutar histórias aqui de gente que teve o celular roubado há um, dois, três anos, não tinha mais nenhuma perspectiva de receber, e, agora, nossas forças de segurança, com muita tecnologia 'made in Piauí', já exportada para vários outros estados, a gente tem essa devolução, esse resultado efetivo dessa política pública. Vamos continuar nessa direção, são mais de 13 mil aparelhos devolvidos só nessa gestão, parabenizo o secretário Chico Lucas e toda a sua equipe, que apostaram na inovação, na integração das forças, apostando na capacidade do povo piauiense em inovar, num tema, muitas vezes desafiador, mas, que o Piauí tem dado exemplo para o Brasil, a ponto desse protocolo ser hoje incorporado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa metodologia foi feita aqui e exportada para os outros estados da federação e já tem outros países compartilhando desse conhecimento que foi gerado aqui.
Dentre os celulares recuperados e entregues hoje, aos proprietários, teve 14 aparelhos que foram furtados de uma carregamento pertencente à Magazine Luiza.
Foto: Jade Luara - Meio News
CRIME QUE MAIS INCOMODA A SOCIEDADE
O Delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, disse que o roubo e furto de celular é o crime que mais incomoda a sociedade brasileira e que essa política pública só ganhou repercussão nacional por conta da sua eficácia, com mais de 13 mil celulares recuperados em dois anos e meio. Zanata também disse, que, todas as ações foram feitas sem um único disparo de arma de fogo.
Essa é uma política pública que surgiu porque o roubo e furto de celulares é o crime que mais incomoda a sociedade brasileira, atingindo todas as camadas da sociedade. A política, chamada Meu Celular de Volta, iniciou em 2023, com tecnologia, planejamento, inteligência e integração. Um dos aplicativos desenvolvidos no Piauí foi o Cell Guard, responsável por disparar intimações em massa para pessoas na posse de celulares com restrição, incentivando a entrega dos aparelhos na Secretaria. A política ganhou repercussão nacional pela eficácia. Em dois anos e meio, recuperamos mais de 13 mil celulares e diminuímos quase 50% o roubo de celulares em Teresina, graças à integração entre as forças de segurança. Recuperamos mais de 13 mil celulares sem dar um tiro, por isso a polícia do Piauí é a menos letal.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse, que, o Piauí tem mostrado com pouco, que consegue fazer muito, ao ter vontade política. Ele comparou outros estados, com orçamento maior que o do Piauí e que não conseguem resolver essa questão do roubo e furto de celulares.
A gente pegou a inteligência piauiense, as pessoas do Piauí, mostrando que, com pouco, a gente consegue fazer muito, quando se tem vontade política. Estados com orçamentos maiores que o nosso não conseguiram resolver, esse, que é o maior problema da segurança pública. Todos os estados vieram, o Ministério veio ao Piauí, e a gente está conseguindo, tanto, devolver o celular, como também, reduzir esse índice que é tão significativo, com mais de 50% de redução de crime de roubo e furto de celulares. O mais importante, mostrar que o Piauí tem cabeças pensantes, que implementam políticas públicas e que podem servir de modelo para outros estados.