A 54ª Promotoria de Justiça de Teresina, representada pela promotora Gianny Vieira de Carvalho, enviou ofícios na sexta-feira, 14 de abril, à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, ao Comando-Geral da Polícia Militar, à Ouvidoria-Geral da Polícia Militar e à Ouvidoria-Geral da Guarda Civil Municipal, a respeito da aglomeração de motociclistas irregulares no estacionamento da Ponte Estaiada.
Segundo a promotora, na quinta-feira, 13 de abril, ela verificou, ao lado do posto da Guarda Civil Municipal, na Av. Raul Lopes, vários indivíduos conduzindo motocicletas sem placas, a maioria com adulteração no escapamento conhecido por "kadron", desrespeitando o artigo 98 do Código de Trânsito. Além disso, os motociclistas realizavam manobras perigosas, empinando os veículos e sem o uso de capacete, colocando em risco a vida de pedestres que transitavam pelo local.
A promotora destacou que, apesar do risco iminente, nem os policiais militares, nem os guardas municipais tomaram qualquer medida diante da situação.
Diante disso, a coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça Criminais de Teresina ordenou que sejam expedidos ofícios aos agentes de segurança, solicitando informações sobre quais medidas podem ser adotadas em relação ao caso.