A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) prorrogou por mais 15 dias a sindicância administrativa que investiga a morte do garoto David Kauan Silva da Costa, de 12 anos, ocorrida no aterro sanitário de Teresina. O acidente ocorreu na madrugada do dia 21 de junho, quando o adolescente foi atropelado por um trator enquanto dormia no local.
A prorrogação foi oficializada por meio da Portaria nº 80/2025, assinada pelo presidente da Eturb, engenheiro Vicente da Silva Moreira Filho, e publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (18).
A sindicância foi instaurada em 3 de julho com o objetivo de apurar as circunstâncias do acidente. Segundo a portaria, a extensão do prazo é necessária para aprofundar a análise, incluindo o recebimento de documentos do Consórcio Recicle/Aurora — responsável pela operação do aterro — e a oitiva de testemunhas.
A Eturb informou que as demais disposições da portaria original permanecem válidas, e que a nova medida já está em vigor.
ENTENDA O QUE ACONTECEU
David Kauã morreu na madrugada deste domingo (22) após ser atropelado por um trator, em um aterro sanitário na Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina. Em entrevista ao MeioNews, a avó do adolescente contou que ele havia dormido enrolado em papelões e não foi visto pelo motorista da máquina.
Dona Maria Albetiza Silva contou que David Kauã tinha o sonho de comprar uma bicicleta motorizada e costumava fugir de casa para trabalhar à noite no aterro sanitário. Na ocasião, acabou cochilando, quando a tragédia aconteceu. Com os trocados que o neto recebia, ele comprava lanches e levava para casa.