Faleceu nesta segunda-feira (7), aos 73 anos, a jornalista, radialista, sambista e produtora de TV Lena Rios, uma das figuras mais marcantes da cultura e da comunicação piauiense. Lena morreu em casa.
Nascida em Teresina em 1950, no mesmo dia do aniversário da capital, Lena teve a arte como herança: filha do sanfoneiro Raimundo Barradas e da violinista Helena Siqueira. Iniciou sua trajetória como radialista aos 13 anos, e mais tarde atuou em diversos jornais e emissoras do estado, sendo voz ativa da imprensa e da cultura local.
Foi fundadora do primeiro conjunto de jovem guarda do Piauí, com a banda “Os Brasinhas”, e também teve destaque nacional como cantora, participando do Festival Internacional da Canção em 1972. No Rio de Janeiro, se apresentou em casas noturnas renomadas e gravou pela gravadora Philips.
Na televisão, se destacou como produtora e apresentadora em programas como o “Ronda Policial”, na TV Meio Norte. Também foi sambista respeitada e chegou a ocupar a direção do Esporte Clube Flamengo do Piauí, rompendo barreiras em um espaço majoritariamente masculino.