SEÇÕES

Ministro da saúde visita Teresina para celebrar avanços na saúde do Piauí

Estado atinge 1 milhão de procedimentos via Piauí Saúde Digital e reduz tempo de espera para cirurgias eletivas.

Ministro da saúde, Alexandre Padilha | Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Siga-nos no

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, vai estar em Teresina no dia 03 de outubro para participar de uma solenidade que marca a conquista de dois importantes marcos, que colocam o estado do Piauí em destaque na área das políticas públicas voltadas a saúde.

Foi atingido o número de 1 milhão de procedimentos realizados pelo Programa Piauí Saúde Digital, uma iniciativa inovadora que transformou o acesso da população aos serviços médicos por meio do atendimento online. Além disso, a rede estadual de hospitais alcançou um resultado de menos de 60 dias de espera para cirurgias eletivas, segundo dados do sistema Regula Piauí, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

No dia 10 de setembro, o tempo médio de espera para a realização de cirurgias foi de 59,6 dias, número abaixo da meta definida pelo Governo do Estado. O resultado é considerado um marco importante, já que contrasta com a realidade de anos anteriores, quando os pacientes chegavam a aguardar meses ou até mesmo anos para terem acesso a procedimentos cirúrgicos.

O evento que ainda não conta com o local exato,  deve reunir autoridades, gestores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil. 

Piauí Saúde Digital

Lançado pelo Governo do Estado, através da Sesapi, o Piauí Saúde Digital tem ampliado o acesso da população aos serviços de saúde. A plataforma permite que consultas, diagnósticos e prescrições médicas sejam realizados de forma remota, agilizando atendimentos e diminuindo a necessidade de deslocamentos.

O programa conecta pacientes a especialistas de diversas áreas, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, ortopedia, psicologia e nutrição. Além disso, facilita o agendamento e contribui para a redução do tempo de espera.

O serviço funciona tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto em versão mobile. O aplicativo disponibiliza consultas com clínicos gerais 24 horas por dia, todos os dias da semana, e ainda oferece recursos como o monitoramento de indicadores vitais (pressão arterial e frequência cardíaca) e a renovação de receitas médicas, algo fundamental para pacientes com doenças crônicas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também