O Ministério do Turismo destacou Pedro II como um dos cinco melhores destinos para aproveitar o frio no Nordeste. Conhecida como a Suíça Piauiense devido ao clima agradável ao pé da serra, a cidade está ao lado de outros destinos turísticos da região.
De acordo com o órgão, o roteiro turístico em Pedro II proporciona experiências únicas em serras, cachoeiras e festivais temáticos. Além de Pedro II, no Piauí, outras cidades também foram destacadas, como Vitória da Conquista (BA), Diamantina (BA), Guaramiranga (CE) e Gravatá (PE).
Para a prefeita Betinha Brandão, o destaque dado à Pedro II pelo Ministério do Turismo é motivo de grande alegria para toda a administração. "É um reconhecimento que leva o nome de Pedro II para todo o Brasil. Fazemos parte de um roteiro que inclui cidades belíssimas e estamos honrados em fazer parte dele, já que nosso município tem grande potencial para o turismo, especialmente o de aventura. Nosso clima ameno é um convite para relaxar", ressalta a prefeita.
Situada a cerca de 200 km de Teresina, Pedro II é uma cidade com quase 600 metros de altitude, localizada na subida da Serra da Ibiapaba, na divisa com o Ceará. Além das belezas naturais, a cidade é famosa pela extração de opalas, uma pedra azul leitosa que encanta o mercado internacional.
As principais atrações turísticas de Pedro II são as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, além da deslumbrante vista do Morro do Gritador. No Centro Histórico, o casario antigo impressiona pela beleza e requinte da arquitetura colonial. Além disso, a agenda de eventos do município é repleta de atividades, como o Festival de Inverno de Pedro II, que conta com atrações nacionais e atrai visitantes de toda a região.