Durante visita ao Piauí, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (16), a habilitação de um novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que será sediado em Floriano e atenderá todo o Território dos Rios Piauí e Itaueira. A previsão é que o centro esteja pronto ainda em 2025, marcando um novo passo na consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) no estado.
O anúncio foi feito em reunião com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi), com a presença do secretário Antonio Luiz e da diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, que receberam a equipe do Ministério da Saúde.
Recursos garantidos e prioridade à saúde do trabalhador
Segundo o secretário Antonio Luiz, os investimentos para as ampliações e reformas necessárias já estão assegurados por meio de recursos do Banco Mundial. Ele destacou que o foco da atual gestão é fortalecer áreas estratégicas como a Vigilância em Saúde e a atenção à saúde do trabalhador.
“Temos recursos do Banco Mundial, que irão viabilizar ampliações e reformas nas Regionais de Saúde do Piauí. Vamos atuar prioritariamente na Vigilância em Saúde e na Saúde do Trabalhador, que é uma parte fundamental desse processo”, afirmou o secretário.
Apesar de ainda depender da aprovação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde, a habilitação já representa um avanço concreto para a rede de atenção à saúde dos trabalhadores piauienses.
Visitas técnicas e planejamento contínuo
A equipe do Ministério da Saúde também aproveitou a passagem pelo estado para visitar os Cerest já em funcionamento nos municípios de Teresina (Cerest Entre Rios) e Parnaíba. h Bom Jesus e Uruçuí, com o objetivo de mapear necessidades locais e reforçar a estrutura da política nacional voltada aos trabalhadores e trabalhadoras.
A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, informou que o projeto do Cerest de Floriano já está em processo de licitação e será realizado em prédio próprio, garantindo maior autonomia e adequação à realidade regional. Ela também adiantou que o plano de expansão não para por aí:
“Além do novo Cerest previsto para 2025, está prevista a implantação de mais dois centros em 2026”, informou Tatiana.
Rede fortalecida, saúde valorizada
Com a nova estrutura, o Piauí dá mais um passo rumo ao fortalecimento da atenção integral à saúde do trabalhador, oferecendo suporte especializado para a prevenção, diagnóstico e reabilitação de agravos relacionados ao ambiente e às condições de trabalho.
A iniciativa também contribui para descentralizar o acesso a serviços especializados, ampliando a cobertura da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em diversas regiões do estado.