Reivindicando a realização de um concurso público, reajuste salarial e melhores condições de serviço, os médicos que trabalham para a prefeitura de Teresina irão paralisar as atividades na próxima segunda-feira (22). A decisão foi tomada após uma assembleia na sede do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), na zona Sul da capital, na quarta-feira (17).
A paralisação vai atingir instituições municipais da capital piauiense, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e alguns ambulatórios. O SIMEPI comunicou que os serviços de urgência e emergência não serão afetados, apenas os eletivos. A presidente da entidade, Lúcia Santos, explicou que a categoria não recebeu um retorno efetivo das promessas feitas pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que também é médico, durante a campanha de eleição.
“Os médicos estão revoltados com a prefeitura de Teresina porque até agora não tivemos cumpridas as promessas do Prefeito: concurso para os médicos, melhores condições de trabalho e aumento na carreira médica. Decidimos, por unanimidade, uma paralisação no dia 22”, afirmou Lúcia Santos.
Após a paralisação, o sindicato dos médicos planeja uma nova assembleia para debater as próximas ações caso a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital não sinalize a abertura de um diálogo com a categoria.
"A saúde do município de Teresina vive uma grave crise, e os médicos, neste momento, cruzarão os braços em protesto contra o descaso da prefeitura com a saúde pública. No dia 24, próxima quarta-feira, todos os médicos da Fundação Municipal de Saúde estão convocados para uma nova assembleia. Paralisação na segunda-feira e no dia 24 uma nova assembleia na sede do sindicato", informu Samuel Rego, vice-presidente do Simepi.
Nota do Simepi
Aconteceu nesta quarta-feira (17) na sede Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) uma Assembleia Geral Extraordinária com médicos servidores do município de Teresina (Pl). O objetivo foi debater sobre as seguintes pautas: concurso público, condições de trabalho, reajuste salarial e indicativo de paralisação.
Na ocasião, por unanimidade, os médicos votaram por uma paralisação na segunda-feira (22). A próxima assembleia acontecerá na quarta-feira (24). Os médicos de Teresina (PI) merecem respeito! A saúde merece respeito!
SIMEPI, saúde se faz com dignidade.