Um médico e uma secretária auxiliar foram presos nesta terça-feira (18) em Bom Jesus, a 650km de Teresina, no Sul do Piauí, durante a segunda fase da Operação USG, que apura um esquema de desvio de verbas da saúde.
Os crimes ocorreram na Bahia, onde, junto ao Piauí, nove pessoas foram detidas, incluindo um vereador, dois ex-secretários municipais de Saúde, médicos e empresários.
Segundo a Polícia Civil baiana, o grupo criminoso desviou mais de R$ 12 milhões por meio de contratos controlados por ex-secretários com apoio de médicos e empresários.
O esquema envolvia serviços superfaturados que nunca eram executados, além de lançamentos de exames incompatíveis com a realidade, plantões fictícios, pacientes com dados inconsistentes e notas fiscais usadas para encobrir atendimentos inexistentes.
O médico preso mantinha uma clínica em Bom Jesus. Ele e a assistente permanecerão detidos preventivamente. A Polícia Civil do Piauí também cumpriu mandados de busca e apreensão em Corrente como parte da operação.