Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos

Inaugurada em 28 de julho de 2023, a unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco

Maternidade Dona Evangelina Rosa | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) celebra seu primeiro ano de dedicação à saúde materno-infantil com um marco significativo no atendimento à população piauiense. Em apenas um ano, a NMDER realizou mais de 3.500 partos e 45 mil atendimentos no Circuito Materno e Infantil.

Inaugurada em 28 de julho de 2023, a nova unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de alto risco de até 2 anos. Totalmente custeada pelo SUS, oferece serviços especializados com alta tecnologia, conforto e segurança para casos complexos. 

A diretora-geral da Nova Maternidade, Carmen Viana, comemora os resultados alcançados desde a transição do antigo para o novo prédio da unidade de saúde. “Em 12 meses, oferecemos atendimento especializado a gestantes e neonatos de alto risco, realizando mais de 3.500 partos e reduzindo a mortalidade materna em 50% e a infantil em 22%. A transição da antiga unidade para a nova foi bem-sucedida, garantindo a continuidade e a qualidade do atendimento para mais de 200 pacientes”, destacou.

SOBRE A MATERNIDADE

A Nova Maternidade é administrada pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado e a Sesapi. A unidade conta com quase 300 leitos, seis salas cirúrgicas, três salas de parto normal e 12 salas PPP (pré-parto, parto e puerpério).  

A unidade de saúde oferece assistência ambulatorial às mães e bebês de 0 a 2 anos, com uma equipe multiprofissional. Disponibiliza serviços hospitalares, incluindo urgência e emergência obstétrica 24 horas para pacientes reguladas. Também conta com Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Cartório de Registro Civil e o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS). 

PACIENTE ELOGIA MATERNIDADE

Internada desde junho na Nova Maternidade devido a um quadro de pré-eclâmpsia, a paciente Claudenize Maria, da cidade de PIO IX, deu à luz a pequena Safira dos Santos no dia 24 de julho e expressou sua gratidão pela dedicação e assistência dos profissionais. 

“Passei 37 dias na enfermaria até ganhar a neném. Desde que cheguei aqui, fui muito bem atendida por toda a equipe da maternidade. Os médicos e enfermeiros não nos deixaram com medo ou dúvidas em nenhum momento e ainda tive todo o suporte da equipe de psicologia, que foi essencial", comentou. 

Foto: Divulgação/Ascom

AMBULATÓRIO COM MAIS DE 56 MIL ATENDIMENTOS

Desde sua inauguração em julho de 2023, o Ambulatório Especializado da NMDER se tornou referência em cuidados maternos e infantis. O Circuito Materno realizou 31.718 atendimentos e o Circuito Infantil, 13.445, totalizando mais de 45 mil atendimentos. Além disso, foram feitas 11.605 consultas especializadas para gestantes e crianças.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES