No último sábado (20) foi realizada a apreensão de material de pesca ilegal no trecho náutico que compreende a zona de uso moderado da Unidade de Conservação (UC), do Parque Estadual Cânion do Rio Poti, em Buriti dos Montes, sob gestão do Estado.
Foram apreendidas embarcação, redes de pesca, anzóis dentre outros instrumentos próprios de pesca e um machado utilizado na coleta de madeira para produção de fogueira, uma vez que os pescadores fazem rancho às margens do rio.
A equipe explica que a atividade é proibida, e as regras gerais estão descritas no Plano de Manejo, que é o documento técnico elaborado a partir de diversos estudos e delimita o uso do espaço ambiental, bem como autorizações para visitação e licenças de uma UC.
“Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, combater essa atividade é necessário, pois a pesca predatória é uma das ameaças a esse ecossistema”, ressalta a diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio/Semarh), Jurema Chaves.
A diretora complementa que a ação integra o compromisso de gestão do Governo do Estado, coordenado pela Semarh, de aumentar a Proteção das Unidades de Conservação Estaduais em todo o Piauí.
A ação foi realizada por equipe de Auditores Fiscais Ambientais da Diretoria de Conservação da Biodiversidade/Gerência de Áreas Protegidas (DCBio/GAP) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).