Maré sobe e ondas destroem 15 barracas nas praias de Macapá e Maramar, no Piauí

s marés altas e baixas estão diretamente relacionadas à interação gravitacional entre a Terra e a Lua

Maré alta no litoral do Piauí | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na tarde desta quinta-feira (19), a maré alta provocou fortes ondas que avançaram e destruíram barracas nas praias de Macapá e Maramar, localizadas no município de Luís Correia, no litoral do Piauí. Cerca de 15 barracas foram parcial ou totalmente danificadas devido à força das águas.

VEJA O VÍDEO

Antes disso, os estabelecimentos já enfrentavam problemas de erosão e avanço do mar, o que agrava ainda mais os impactos causados por fenômenos naturais como este. 

maré alta e maré baixa

As marés altas e baixas estão diretamente relacionadas à interação gravitacional entre a Terra e a Lua, segundo o professor de Oceanografia Física da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), Osmar Möller Júnior.

Essa atração gravitacional afeta todos os corpos, mas é mais perceptível nos oceanos devido à fluidez da água. Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a força gravitacional da Lua atrai a água do mar, especialmente no ponto mais próximo da superfície terrestre.

O ciclo das marés segue o movimento de rotação da Terra. Em um dado momento, quando um ponto na Terra está alinhado com a Lua, ocorre a maré alta. Após cerca de seis horas, a rotação da Terra leva esse ponto a uma posição de 90° em relação à Lua, causando maré baixa. Em mais seis horas e doze minutos, o ponto estará a 180° da Lua, provocando outra maré alta. Esse ciclo completo de maré alta e baixa se repete a cada 12 horas e 25 minutos, aproximadamente, conforme explica Möller.

Além da Lua, o Sol também exerce influência nas marés, embora de forma menos intensa. Durante as fases de lua cheia ou nova, as forças gravitacionais da Lua e do Sol se alinham, resultando em marés mais altas. Já nas fases de lua crescente e minguante, a força do Sol atua de forma oposta à da Lua, reduzindo a amplitude das marés.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES