SEÇÕES

Mais de 30 pessoas foram presas por furto de energia, cabos e equipamentos no Piauí

Operações aconteceram em diversos municípios do Piauí e contou com o apoio de órgãos de segurança pública

Mais de 30 pessoas foram presas por furto de energia, cabos e equipamentos no Piauí | Foto: Divulgação/Ascom
Siga-nos no

A Equatorial Piauí tem intensificado ações para garantir a segurança e a eficiência no fornecimento de energia. Em parceria com as polícias Civil e Militar, a empresa realizou 74 operações contra furtos de energia, cabos e equipamentos no primeiro semestre de 2025 — média de 12 por mês —, resultando em 35 prisões. As ações, alinhadas ao setor de Segurança Empresarial, visam reduzir práticas criminosas e riscos à população. 

No período, mais de R$ 40 mil foram recuperados em equipamentos e materiais apreendidos. Nos últimos três anos, os crimes causaram prejuízos de cerca de R$ 2 milhões, afetando o setor e os consumidores. As ações da Equatorial Piauí resultaram em uma redução de aproximadamente 90% nos furtos, mas as operações e os alertas preventivos seguem ativos. 

No 1º semestre, Parnaíba liderou as ações de combate a furtos no Piauí, com 33 operações, seguida por Teresina e Piracuruca, com 11 cada. A Equatorial também atuou em cidades como Bom Jesus, Luís Correia, Picos, Barras e outras, reforçando seu compromisso com a segurança por meio de investigações, apreensões e ações de conscientização. 

Foto: Divulgação/Ascom

De acordo com Lucélio Gomes, Executivo de Recuperação de Energia da distribuidora, permanentemente a Equatorial Piauí executa essas operações com o propósito de educar e prevenir sobre o furto de energia, cabos e equipamentos elétricos. 

Com esse objetivo em nosso farol, temos apostado em desenvolvimento da nossa equipe de Segurança Empresarial e Supervisão com treinamentos em inteligência e ações operacionais. Ao longo desse período, também realizamos ações em comércio de sucatas no combate e na orientação de maneira eficiente por meio das operações Equi-Cobre e Eletro Alvo, pontua. 

A Equatorial Piauí reforça que denúncias sobre furtos ou comércio irregular de materiais elétricos podem ser feitas de forma anônima por meio do número 0800 086 0800, ou diretamente às autoridades policiais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também