Nesta terça-feira (03/06) a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve seu início com a aplicação da prova da 1ª etapa para os mais de 157 mil estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com a Seduc, a avaliação desta terça foi composta de 20 questões objetivas, com tempo de duração de 2h30. Nesta primeira fase, as provas foram aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme previsto em regulamento. O torneio é dividido em 3 níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos alunos: Nível 1: 6º e 7º ano; Nível 2: 8º e 9º anos; Nível 3 (Ensino Médio).
A OBMEP visa estimular e incentivar o estudo da matemática no país, fomentando o talento de jovens estudantes e promovendo inclusão social por meio da educação. Em 2024, foram conquistadas 38 medalhas por alunos da Rede Pública Estadual, sendo quatro medalhas de ouro, 10 de prata e 24 de bronze, além de 128 premiações em nível estadual.
Segundo o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa existe para impulsionar os estudantes. “Os resultados colhidos não apenas na OBMEP, como também em outras olimpíadas do conhecimento, são fruto do esforço conjunto de alunos, professores e escolas. O programa Seduc Olímpica existe para impulsionar ainda mais nossos estudantes a se destacarem a nível nacional”, destacou.
Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí - TME²
A adesão dos Estudantes Seduc à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e desempenho dos alunos da rede pública em competições do conhecimento passa antes pela promoção de torneios a nível estadual, como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí - TME².
O torneio é destinado a estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, e é uma iniciativa que busca estimular o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e o interesse pela Matemática entre os estudantes. A primeira fase foi realizada no último dia seis de maio.
Estudantes classificados para a segunda fase da OBMEP, assim como os medalhistas do TME² 2025, garantirão vaga na 3ª Jornada Especial da Matemática, uma imersão com treinamento olímpico e formação avançada voltada às competições nacionais.
Calendário 2ª fase OBMEP e premiação
No dia 1 de agosto ocorrerá a divulgação dos classificados para a segunda fase da OBMEP, no site oficial da Olimpíada. Os aprovados irão realizar uma nova prova, de característica discursiva, no dia 25 de outubro, já a divulgação dos medalhistas acontece no dia 22 de dezembro.
Estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ganham a possibilidade de participar de programas de iniciação científica, como o PIC (Programa de Iniciação Científica) e o PICME (Programa de Iniciação Científica no Mestrado), que oferece bolsas para estudar matemática avançada em universidades federais. Além disso, os premiados também podem ter acesso facilitado a vagas em universidades públicas, através de programas específicos e a bolsas cedidas por instituições não governamentais.
O programa Seduc Olímpica também realiza o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e a Jornada Especial da Matemática, frutos de uma política educacional focada em resultados e valorização dos talentos da rede pública. Essas ações têm ampliado significativamente a participação e o desempenho dos estudantes em competições como a OBMEP.
A Seduc concede bolsas como forma de reconhecimento e estímulo à continuidade dos estudos, para mais de 500 medalhistas de olimpíadas do conhecimento, incluindo os destaques da OBMEP e do TME².
Mais de 400 estudantes com foram beneficiados com bolsas de de R$300,00, por 6 seis meses e formações específicas após se destacarem no TME², nas primeiras edições do programa, contribuindo diretamente para o fortalecimento de uma rede de jovens talentos em Matemática no Piauí.