Em comemoração aos 173 anos de Teresina, foi celebrada neste sábado (16/08) a missa solene em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro. Durante o momento, o governador Rafael Fonteles participou do evento e destacou seu amor pela cidade onde nasceu, cresceu, formou-se e constituiu família.
O governador também pediu sabedoria divina para seguir enfrentando os desafios da cidade. Ele reforçou que a capital piauiense possui características únicas, entre elas a fé e o acolhimento de seu povo. “Teresina tem um povo humilde, temente a Deus e que busca uma sociedade cada vez mais justa e fraterna”, pontuou.
“Como vocês sabem, a minha terra é aqui, que eu nasci, que eu criei, tive as oportunidades da minha vida acadêmica, profissional, a minha família aqui foi constituída”, declarou. Segundo o governador, o maior presente para a cidade é a melhoria da qualidade de vida da população. “O melhor presente é a felicidade do povo”, disse.
A missa foi presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina. Segundo ele, a celebração marca uma caminhada histórica de fé e esperança do povo teresinense. “São 173 anos de história, uma história de vida e fé, sob o patrocínio de Nossa Senhora”, declarou. O arcebispo destacou ainda que o momento carrega o espírito do "jubileu da esperança", símbolo da confiança cristã na construção de dias melhores.
Fundada em 1852, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil e continua sendo o coração administrativo, político e cultural do Piauí. Conhecida como a "Cidade Verde", por sua arborização, a capital tem se destacado pelo crescimento nos setores de saúde, educação e serviços, sendo referência para o interior do estado.
Além disso, a programação segue durante o dia e inclui ainda o tradicional hasteamento das bandeiras, sessão solene na Câmara Municipal, corte do bolo e apresentações culturais, que se estendem até domingo (17), com o show da Orquestra Sinfônica de Teresina.