Durante a abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), na manhã desta segunda-feira (4), na Arena Verdão, foi anunciada uma nova modalidade no campeonato: a esgrima. O evento, considerado o maior do esporte escolar no Piauí, agora conta com 22 modalidades esportivas.
Moisés Carvalho, mestre de esgrima, destacou que as expectativas para as competições são altas. Segundo ele, é necessário divulgar a existência e a prática do esporte no Piauí, com o objetivo de que a população saiba que a esgrima está disponível na capital, com locais e polos de treinamento ativos.
“A gente está trilhando nossos passos, então a gente está aí desse ano pela primeira vez nos jogos estaduais e a expectativa é muito grande para que os meninos desempenhem um bom resultado na esgrima dos jogos nacionais desse ano, tanto nos regionais que vai acontecer próxima semana, como no nacional que acontece em Brasília em setembro”, destacou.
Para Ana Laura, de 14 anos, campeã piauiense na categoria pré-cadete, o sentimento é o mesmo. “Esse é o primeiro jogo aqui. E esse ano também teve a primeira Copa Norte e Nordeste de esgrima. É um grupo pequeno, mas que é muito forte”, frisou a estudante.
JEPI's
A competição alcançou um recorde de participação, desde a primeira etapa, com mais de 20 mil estudantes de 191 municípios. Para apoiar os atletas, o secretário da Educação, Washington Bandeira, anunciou que o governo do estado fornecerá as passagens aéreas para os vencedores das etapas estaduais para que possam competir nas fases nacionais.
O campeonato também se destaca pela inclusão de pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Inclusão, Mauro Eduardo, cerca de 140 atletas com deficiência estão competindo em cinco modalidades. Os jogos irão ocorrer do dia 5 até o dia 17 de agosto, com o anúncio dos vencedores.