![Keilane Dias e sua filha Ágata Silva. | TV Meio](/uploads/imagens/2025/1/27/webp/mae-e-bebe-recebem-atendimento-nutricional-especializado-via-teleconsulta-gratuita-30ab6698-0d7a-42f6-8b43-97f30be60e25.jpg.webp)
Localizada no Sul do Piauí, a cidade de Guaribas, com cerca de 3 mil habitantes, foi uma das beneficiadas pelo programa Piauí Saúde Digital. Entre os moradores, está Keilane Dias, que buscou atendimento nutricional para ela e sua filha Ágata Silva, de seis meses. Ela descreve a experiência como 'muito inovadora' e que é um avanço para a população local.
“Vai ajudar bastante a população de Guaribas. Porque, no meu caso, se eu fosse atendida pela nutricionista, eu teria que me deslocar para São Raimundo. Olha o tanto que já ajudou. Amor por um filho é sem explicação” afirmou a mãe.
QUALIDADE DE VIDA
Em 2003, a cidade detinha o menor IDH do país, com falta de saneamento básico, água potável e moradias precárias. Após a implementação do programa Fome Zero, a situação começou a mudar. Em agosto de 2024, a cidade deu um passo crucial na área da saúde com a chegada do programa, que já beneficiou mais de 200 pessoas com consultas e exames.
“É um programa importante, revolucionário, que vai ajudar os municípios na atenção primária. E hoje temos consultas no aplicativo de Saúde Digital, 24 horas por dia, 7 dias por semana com o clínico geral. Para ter atendimento especializado, precisa marcar na UBS do seu município”, explicou Dirceu Campelo, Superintendente de Saúde do Estado.
O aplicativo também pode ser utilizado quando o paciente precisa renovar alguma receita, como portadores de doença crônica, que necessitam da compra rotineira de medicamentos.
Confira o passo a passo de como se cadastrar:
- 1. Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple, ou acesse o site: app.piauisaudedigital.com.br.
- 2. Faça seu cadastro no aplicativo.
- 3. Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
- 4. Insira os dados recebidos e crie uma senha pessoal.
- 5. Pronto! Preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em poucos minutos, um médico estará à sua disposição.
DEMANDA
A demanda na cidade tem sido maior por consultas com ortopedistas e neurologistas. “Tem dias que temos de cinco a seis consultas, teleconsultas agendadas. É, uma realidade que há 6 meses atrás pra gente era muito difícil. [...] É bem eficaz na conquista da nossa saúde e acredito que daqui para frente é só melhorar”, afirmou Deuzina Epaminondas, recepcionista.
TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS
A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.
O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios.