O Piauí registrou, em 2025, uma redução significativa nos acidentes de trânsito com vítimas de lesão corporal. De janeiro a agosto deste ano, foram contabilizados 1.858 casos, contra 6.925 em 2023, o que representa uma queda de 73,17%.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), também aponta redução de 69,08% em comparação com 2022, quando ocorreram 6.010 acidentes. Em relação a 2024, que somou 3.845 registros, a diminuição foi de 51,68%.
Ações integradas
Segundo a SSP-PI, o resultado está diretamente ligado às operações de fiscalização realizadas pela Diretoria de Operações de Trânsito, em parceria com o Comando de Trânsito da Polícia Militar (PMPI) e a Polícia Civil (PCPI), dentro do programa Pacto Pela Ordem.
Além da intensificação das fiscalizações, campanhas educativas e investimentos em tecnologia de monitoramento do trânsito também têm contribuído para o cenário positivo.
Impacto na segurança
O diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, destacou a relevância da queda nos números para a sociedade.
“Esses números mostram que as estratégias adotadas têm dado resultados efetivos. Estamos salvando vidas, reduzindo o número de famílias impactadas e construindo um trânsito mais seguro para os piauienses”, afirmou Aragão.