Uma investigação revelou a estrutura hierárquica da facção criminosa Bonde dos 40 (B40) no Piauí. O organograma, elaborado e divulgado pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), apontou Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim”, como líder da organização em três estados: Piauí, Ceará e Maranhão.
"Léo Gordim" foi preso em setembro de 2024, na cidade de Aquiraz-CE. Ele estava utilizando documentos falsos para fugir da polícia.
OPERADOR FINANCEIRO E LÍDER NO PIAUÍ
Na sequência da hierarquia está Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que está presa desde 3 de abril deste ano. Segundo o Denarc, ele atua como operador financeiro e líder da facção em Teresina, sendo responsável por um esquema de lavagem de dinheiro.
BRIZOLA
Alandilson está preso desde novembro de 2024, em Minas Gerais. O terceiro na linha de comando, conforme as investigações, é Valdecir da Silva Lima, o “Brizola”, apontado como um dos chefes da facção na zona Norte de Teresina, especialmente na região da Santa Maria da Codipi. Ele foi capturado em junho de 2024, durante a Operação Denarc 31.
Abaixo dos três principais estão os chamados “laranjas”, empresários responsáveis por empresas usadas na lavagem de dinheiro, além de investigados por tráfico de drogas.
VEJA:
OPERAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (9), o Denarc deflagrou a operação 'Capital Oculto' em várias zonas de Teresina, e também, em Minas Gerais e Ceará. Ao todo, foram cumpridos 42 mandados judiciais, entre eles de prisão, em diferentes regiões de Teresina.