Legado teresinense: relembre as personalidades que fizeram história na cidade - Torquato Neto

A capital piauiense celebra mais um ano relembrando grandes nomes e conquistas históricas. - Torquato Neto

Slide 2 de 7

Torquato Neto

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Poeta, compositor, jornalista, ator e cineasta, Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina em 1944. Sendo uma figura emblemática, sua obra transbordava de experimentalismo e crítica social. Em Salvador, onde conheceu grandes nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso, participou ativamente do movimento tropicalista, contribuindo com letras que mesclavam a cultura popular brasileira com elementos da vanguarda internacional. 

O teresinense é co-autor de 43 canções, incluindo trabalhos com Jards Macalé, Luiz Melodia e a parceria post mortem Go Back, com Sérgio Britto, integrante dos Titãs. Sua poesia, marcada por uma grande liberdade formal e temática, refletia a inquietação de sua geração. Ele compôs as canções como “Pra Dizer Adeus”, “Geleia Geral”, “Mamãe Coragem” e “Let’s Play That”. Atuou como um vampiro em um filme underground, Super 8, dirigido por Ivan Cardoso. Também foi editor da revista Navilouca, junto com Waly Salomão. Além disso, trabalhou como crítico de MPB e cinema e foi jornalista na Última Hora, onde escreveu a coluna “Geleia Geral”. 

Ele faleceu os 28 anos, porém deixou um legado riquíssimo, que continua a inspirar artistas e intelectuais até os dias de hoje. Seus poemas, letras de músicas e filmes experimentais são considerados obras-primas da contracultura brasileira.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES