O juiz Caio Cezar Carvalho de Araújo, da Central de Audiência de Custódia de Teresina, determinou a prisão preventiva de Solimar Lopes da Silva, conhecida como a “Vovó da Facção”, detida em flagrante pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) na terça-feira (16). A decisão foi proferida na última quarta-feira (17).
VOVÓ DA FAÇÃO? O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), disse à imprensa que a idosa de 60 anos atuava como "tesoureira" e administradora da facção criminosa.
A polícia afirma que ela recebia e anotava a mensalidade que os membros da organização precisavam pagar ao grupo. Além disso, Solimar também é acusada de supervisionar se os criminosos estavam seguindo o código de conduta definido.
FILHA EM PRISÃO DOMICILIAR: O magistrado concedeu prisão domiciliar a Sandra da Silva Diniz, filha de Solimar. A defesa de Sandra alegou a necessidade da prisão domiciliar devido ao fato de a mulher possuir dois filhos menores de 12 anos.
Durante o interrogatório após sua prisão, Solimar confirmou sua participação na comercialização de entorpecentes e na facção criminosa conhecida como "Bonde dos 40". Ela admitiu desempenhar o papel de arrecadar dinheiro para a caixinha da facção.