O cantor Francisco Elson Barbosa, preso no domingo (9) sob suspeita de tentar matar sua companheira com uma facada no pescoço, foi posto em liberdade na manhã desta segunda-feira (10). O caso ocorreu no bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina.
Com a soltura, a Justiça determinou medidas cautelares a fim de resguardar a integridade física e psicológica da vítima, além de evitar novas práticas delituosas.
Dentre as medidas que Francisco Elson terá que cumprir, está a proibição de se ausentar sem autorização judicial, com fins de garantir a investigação, a realização dos atos processuais e a eventual necessidade de aplicação da lei.
Também será feito o cadastro de Francisco na Central Integrada de Alternativas Penais, para que haja a fiscalização do cumprimento das medidas estabelecidas. Também deve comparecer à Justiça, sempre que for intimado.
O acusado também está proibido de manter contato com a vítima, sua filha e demais familiares, proibindo o contato por qualquer meio, sela pessoalmente, por ligação e mensagem de texto, bem como, a proibição de frequentar o local do crime (casa da vítima) e de se aproximar da vítima, pela distância mínima de 300 metros.
"O retorno à criminalidade e o descumprimento injustificado de qualquer das obrigações impostas por força de medidas cautelares poderá ensejar a revogação de sua liberdade, podendo ser decretada a sua prisão preventiva", diz trecho da decisão.
Veja abaixo todas as medidas impostas:
a) Comparecimento a todos os atos, sempre que intimado;
b) No prazo de cinco dias úteis, o cumpridor deverá providenciar seu cadastro e atendimento psicossocial por videochamada, na Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), através de agendamento prévio pelo WhatsApp, no nº (86) 3230-7828, de segunda a sexta, das 8h às 13h, exclusivamente através de mensagens de texto, para o início do devido cumprimento da pena/medida de comparecimento bimestral, a fim prestar informações de seu paradeiro e de suas atividades;
c) Proibição de deixar a comarca, sem prévia autorização do Juízo;
d) Proibição de frequentar bares, restaurantes, casas de diversão e estabelecimentos congêneres;
e) Proibição de aproximar-se da vítima, pelo limite mínimo de 300 (trezentos) metros;
f) Proibição de manter qualquer contato com a vítima, ou seus familiares, inclusive por meio de telefone, mensagem de texto e aplicativos de mensagens instantâneas;
g) Afastamento do lar da vítima
O CASO
Segundo a Polícia Civil, o cantor estava sob efeito de álcool e drogas quando ocorreram as agressões verbais e física. Ele teria acusado a companheira de traição no momento da discussão. A vítima conseguiu fugir com o filho de 12 anos e acionou a polícia.
Conforme apurado pelo repórter Denis Constantino, a vítima já havia sido agredida pelo suspeito em outras ocasiões. O caso segue sendo investigado.
DESLIGADO DE BANDA
A banda Forró Saborear, da qual Francisco Elson Barbosa era vocalista desde 2022, divulgou uma nota oficial lamentando o ocorrido e informando o desligamento do cantor. "Ele não fará mais parte do quadro da banda", declarou a nota, ressaltando que a banda não compactua com as ações do artista.
QUEM É O CANTOR?
Com 14,8 mil seguidores no Instagram, ele se apresenta como Elson Barbosa, e chegou a fazer parte da banda Líbanos, mas saiu em 2020.