Faltando apenas 6 dias para o Prêmio Piauí de Inclusão Social, o Grupo Meio reuniu, nesta sexta-feira (28), instituições públicas, privadas e Organizações Não Governamentais (OGNs) para avaliar os 18 projetos que concorrem em seis categorias distintas e para o grande o troféu. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de julho, às 19h, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
A Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Físicos (APADA) foi a vencedora da edição do ano de 2023 e neste ano a presidente da instituição, Regina Lima, foi uma das integrantes do júri. “A gente fazer parte dessa contribuição é muito importante, porque não sabíamos nada na época. Ficamos tão assustados no dia da premiação e com uma alegria tão grande, que ela rende ainda até hoje. Toda a vez que a gente fala que esse prêmio gera muita emoção em nossos corações”, disse.
CONHEÇA OS JURADOS:
Além da presidente da APADA, há mais cinco jurados:
- Jaqueline Dourado, professora da Universidade Federal do Piauí;
- Priscilla Jaico, da ONG “Eu quero ajudar”;
- Eugênia Ribeiro; representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA);
- Valciãn Calixto, da Central Única das Favelas (CUFA)
- Karinne Área Leão, representante do Sebrae.
“Essas atividades que encorajam essas ações inclusiva e sobretudo de fazer o bem é como um suspiro de alívio. O prêmio Inclusão ele nos relembra que existe esperança, boa vontade e amor”, enfatizou Priscilla Jaico.
RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE
Idealizado pelo Grupo Meio, em parceria com o Governo do Estado, o prêmio reconhece e celebra iniciativas que constroem um futuro mais próspero e igualitário. Mais do que uma premiação, o evento se configura como uma plataforma de visibilidade para aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva.
"Existem muitos lugares onde a gente sabe que falta a presença forte de políticas pública. Então quando a sociedade se organiza para desenvolver projetos sociais como esses que serão premiados, por conta da TV Meio vai ter reconhecimento. [...] Aquele projeto que acontece lá [nas periferias] agora está na TV. Está chegando a novos públicos", afirmou Válcia Calixto.
COMO FORAM ESCOLHIDOS OS VENCEDORES?
Na tarde de hoje, os jurados se reuniram para assistir e ler todas as matérias produzidas pelos jornalistas da emissora. Além disso, eles receberam uma ficha técnica de avaliação, onde eles atribuíram pontos para cada projeto, onde aqueles que possuírem maior nota em sua categoria vencem o segmento. Já o que obter maior nota geral, ganha o grande prêmio Piauí de Inclusão Social. Ao todo são três iniciativas por categoria.
“A gente vai embalar e lacrar a lateral envelope para fazer a contagem de pontuação de cada um. O resultado do prêmio será presencial no dia 4 de julho. O campeonato do bem que a gente tem tanto orgulho de chamar assim, vai ser grande festa. Autoridades e a sociedade organizada como um todo. Eu tenho certeza que todo mundo quer colaborar de alguma forma para um Piauí melhor”, afirmou o diretor de jornalismo do Grupo Meio, Marcos Monturil.
"É de fundamental importância estarmos presentes e avaliar reportagens que tenham a responsabilidade social, a participação e a inclusão social como meta, como tema de ser trabalhado", foi o que disse a professora Jaqueline Dourado, sobre a celebração que impulsiona e conecta essas ações sociais em prol de um único objetivo: fazer o bem.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Se adaptando aos dias atuais, a 19° edição conta um diferencial este ano que é categoria “Inovação e Tecnologia”, que avalia projetos que utilizam de metodologias inovadoras e soluções criativas, impulsionam transformações positivas na sociedade.
"O Sebrae já tem uma experiência com o reconhecimento de boas práticas. A gente atua em premiações de milhares de negócios, de prefeitura e empreendedor, inclusive ações sociais. Nosso prêmio tem tudo a ver com o que o prêmio inclusão trabalha, que justamente a inclusão produtiva. A gente muito focado no empreendedorismo, mas com o objetivo comum que é de boas práticas a serem disseminadas, premiadas e que melhorem a vida de todos”, ressaltou Karinne Área Leão, representante do Sebrae.
Para Eugênia Ribeiro o sentimento é o mesmo. Ela explica que a Embrapa participa todos os anos do júri, exceto o ano em que concorreu. “É sempre muito gratificante saber que o grupo de comunicação se interessa por essa temática, se preocupa com o bem social. Enaltecer e premiar as instituições e pessoas físicas que fazem bem. Fazer o bem, faz bem”, destacou.
CONFIRA OS PROJETOS E AS CATEGORIAS:
AÇÃO INDIVIDUAL
- Jardim Comunitário;
- Eduardo Alemão Grafite;
- Movimento Vida e Saúde.
AÇÃO GOVERNAMENTAL
- Projeto Entenda as Minhas Mãos;
- Casa da Mulher Brasileira;
- Projeto Defesa Civil.
INOVAÇÃO
- Aceleração Startups;
- Rover Áquatico;
- Startup TRON Robótica Educativa.
ASSOCIAÇÃO
- Associação Prismas;
- Santa Dulce dos Pobres;
- Associação da Juventude do Município de Teresina.
EMPRESAS
- G3 Telecom;
- Drogarias Ferreira;
- Faculdade CET;
Organização Não Governamental
- Ong Três Abraços;
- Casa Pet;
- Mude os hábitos, mude o mundo.