Atletismo, natação, badminton e judô, na categoria individual; e futsal, basquete, vôlei e handebol, pela categoria coletiva, são algumas modalidades disputadas nos Jogos Escolares Piauienses-JEPI’s. De acordo com a Secretária da Educação, a disputa pelas vagas para a etapa nacional terá início na próxima terça-feira (27) e segue até ao dia 02 de julho em vários espaços esportivos de Teresina.
“Nós temos 15 modalidades. Vamos está realizando uma seletiva com essas categorias que são olimpíacas, pois os JEPI’s é uma seleção para o JUB' s, que é a etapa nacional, e dessa etapa ainda terá o mundial. Então são em torno de quinze modalidades, onde algumas têm mais representantes. O mais importante é a gente tentar atingir ao máximo a modalidade olímpica. E o total hoje são 18”, ressalta Josiane Campelo, secretária de esportes do Piauí.
A secretária ainda define os JEPI’s como um programa de desenvolvimento social dentro das escolas e reforça que o esporte é transformador e forma cidadãos. Ela ainda pontua que além de diminuir outras problemáticas, como a evasão escolar, os jogos são uma base para o futuro dos adolescentes.
Josiane Campelo informou que na terça-feira (27) será a abertura, e que na parte da tarde já se iniciam as competições que serão divulgadas após o congresso técnico de cada modalidade, realizados a partir do dia 23 de junho. O evento conta com a participação de estudantes das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí.
“Então nós tivemos seletivas nessas regiões que ficaram responsáveis pela SEDUC. O motivo dessa etapa terem sido nesses pólos além da estrutura, ficava mais central para os municípios. Então para fazer essa seletiva, essa questão de está levando os alunos para os jogos, era mais viavel’’, afirmou Josiane Campelo.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção para a importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para a formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, relata o gestor.