O contador piauiense Joaquim de Alencar Bezerra Filho tomou posse como presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A instituição representa mais de 540 mil profissionais da contabilidade em atividade no país. Eleito por unanimidade, Bezerra propõe ampliar o protagonismo da profissão nos setores público e privado.
Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio Jornal FM 90.3, da Rede Meio Norte de Comunicação, o especialista comentou sobre a importância de representar o Piauí em âmbito nacional e servir como referência para jovens.
“Mais um piauiense em âmbito nacional. Isso serve de incentivo para nós que precisamos servir como referência para outros jovens, isso eleva a nossa autoestima enquanto piauienses. Assumo o conselho com um senso de responsabilidade muito grande e de missão”, declarou.
PLANOS DE GESTÃO
Bezerra afirmou que a gestão do Conselho, a partir de seu mandato, será pautada na construção de estratégias que valorizem o profissional, assim como em um olhar mais atento para a importância da contabilidade no desenvolvimento do Brasil.
“O nosso foco é fortalecer o profissional. Já enquanto profissão, o nosso objetivo é reposicionar a profissão diante das inúmeras transformações que estamos vivendo no sistema tributário”, destacou.
Ainda de acordo com o contador, o trabalho da gestão será voltado para quatro pontos essenciais: política de atividade da profissão que desperte o interesse de jovens, fortalecimento do profissional por meio da capacitação, redução das assimetrias regulatórias e tratamento sério da ética da profissão.
“Seremos firmemente na prevenção da atitude ética do profissional porque queremos resgatar e reposicionar a profissão. Acima de tudo queremos que a população olhe para o mercado e tenha confiança no que está posto porque a contabilidade é a ciência da confiança”, concluiu.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Joaquim de Alencar Bezerra Filho atua há quase três décadas no ramo contábil. Desde muito cedo, demonstrou interesse pela área empresarial e viu que a contabilidade era um motor essencial para o desenvolvimento econômico.
Quando ainda era estudante de contabilidade, teve o seu primeiro contato com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao iniciar um percurso de defesa das causas estudantis, motivado por um forte senso de responsabilidade. De acordo com ele, naquela época o CFC ainda não atuava com um olhar mais atento aos profissionais em formação, o que o motivou a agir em prol da classe.
“Naquela época, o Conselho não tinha um olhar para os estudantes. Era um órgão que funcionava para fazer o registro, fiscalização e normatizar os profissionais. Ali começou uma luta em dizer ao CFC a necessidade de olhar para os futuros profissionais”, afirmou.
No dia 5 de janeiro, Bezerra foi empossado como presidente do órgão para o mandato no período de 2026 a 2029. A solenidade aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, e contou com a presença dos novos conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), eleitos em novembro de 2025.