Nesta quinta-feira (11), ocorreu a solenidade de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e Paralimpíadas Escolares 2024. Com 22 modalidades, a edição deste ano promete ser a maior da história. O evento de hoje foi realizado pelo Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e contou com várias autoridades e a tricampeã de judô, Jeissiara Vidal, além de uma homenagem para Lívio Santos, atleta de canoagem que faleceu precocemente aos 16 anos.
Objetivo: Os JEPIs têm como finalidade aumentar a participação dos estudantes e atletas piauienses no mundo esportivo, além de poder transformar vidas, segundo Fonteles. As Paralimpíadas 2024 contam com três modalidades. O governador também mencionou o Bolsa Atleta, que disponibiliza um recurso de R$ 6 milhões para projetos de esporte de forma desburocratizada, além do custeio com passagens aéreas.
"Investimento maior, mais modalidades, mais estudantes, mais polos para as etapas regionais, garantia de passagem aérea para todos os alunos que irão disputar os jogos escolares brasileiros e, portanto, o investimento maior na educação", considera o governador.
Impulso na educação: O secretário de Educação, Washington Bandeira, destaca que o esporte é fundamental para a comunidade escolar. "O esporte ajuda a fortalecer as aprendizagens dos nossos estudantes, fortalecer as competências socioemocionais, cidadãs, e também faz florescer esses talentos. Então é isso que nós estamos fazendo aqui", aponta.
Inclusão: O secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, elogiou a iniciativa:
"Esse é o nosso objetivo, de incluir ainda mais alunos com deficiência, para que eles possam participar desses jogos, porque sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão e de reabilitação", avalia.
Crescimento do JEPI's: A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou:
"Passamos de 18 modalidades para 22. Aumentamos também o número de polos, que eram seis e agora são sete. Assim, estamos levando a prática esportiva escolar para os 12 territórios do estado do Piauí", ressalta.
Tricampeã de judô: Jeissiara Vidal, que veio do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo, conta que os Jogos contribuem de forma essencial para a formação dos estudantes.
“Vejo como bom o incentivo da passagem aérea, porque algumas pessoas não têm a oportunidade de participar de alguns campeonatos por conta da passagem que às vezes é cara e não dá para comprar, mas com esse apoio vai melhorar muito mais", comemora.