Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil do Piauí deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão em desfavor de uma mulher identificada pelas iniciais D.C.R., em razão de crime de difamação em ambiente cibernético. O caso aconteceu em Amarante, e a ação foi realizada pela delegacia da cidade.
Durante a ação foram apreendidos um aparelho celular, diversos cabos de celulares, caixa de celular, cartão de memória e pen drives. Segundo a delegada-titular de Amarante, Carolina Diógenes, a ação se deu no âmbito da investigação dos perfis em rede social identificados como ''expondoamarante'', ''expondoamaranteoficial'' e ''expondoamarante2023''.
Nos perfis listados os internautas, acreditando estarem sendo acobertados pelo anonimato, proferiam ameaças e difamações contra diversos cidadãos de Amarante e demais cidades da região. Segundo as leis brasileiras a penalidade para o crime varia de multa a detenção de 3 meses a 1 ano.
O perfil já tinha uma certa fama na cidade de Amarante, em outubro de 2022, quatro pessoas registraram boletim de ocorrência contra o perfil da rede social. Na época, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a conta responsável pelas publicações. As postagem falavam sobre os relacionamentos dos moradores.