O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresina (IPMT) vai lançar nesta quinta-feira (3) o edital do primeiro concurso da história do Instituto, no Salão Nobre do Palácio da Cidade. O certame está previsto para ser realizado ainda em 2023 e a banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC). Além das 13 vagas para preenchimento imediato, haverá a formação de cadastro de reserva.
A diretoria do IPMT também vai apresentar a proposta de criação de um Fundo Nacional de Recuperação dos RPPS (FNRRPPS), com o intuito de arrecadar R$ 2 bilhões por ano para auxiliar os regimes próprios de previdência.A criação desse fundo tem o objetivo de promover uma gestão aprimorada, focada na transparência, governança e controle interno, além de reduzir o déficit atuarial. Os recursos para o fundo serão provenientes da medida provisória das apostas online.
O presidente do IPMT, Kennedy Glauber, afirmou que o concurso é um marco na história do instituto, uma autarquia com mais de 30 anos de criação. “Temos certeza que a seleção e nomeação dos primeiros servidores do quadro contribuirá de forma ímpar para o fortalecimento dessa instituição tão importante para a sustentabilidade da previdência e saúde financeira de Teresina. Quem ganha com tudo isso, com certeza, são os servidores públicos do município e o povo de Teresina. Na ocasião, também estamos apresentando para o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, um projeto para ser pleiteado na União, que visa viabilizar uma recuperação financeira aos Regimes de Previdência Própria para todo o Brasil. Entendemos que é um momento oportuno para avançarmos com alternativas para a sustentabilidade financeira dos RPPS, que também é uma pauta social”, pontuou.
De acordo com o regulamento, as vagas de preenchimento imediato são:
Administrativo: 2 vagas
Administração: 1 vaga
Direito: 2 vagas
Tecnologia da Informação: 1 vaga
Psicologia: 1 vaga
Serviço Social: 2 vagas
Contabilidade: 1 vaga
Economia: 1 vaga
Arquivologia: 1 vaga
Ciências Atuariais: 1 vaga
Para o cadastro reserva, as vagas serão para: Administrador (36), Administração (18), Direito (36), Tecnologia da Informação (36), Psicologia (18), Serviço Social (36), Contabilidade (18), Economia (18), Arquivologia (18) e Ciências Atuariais (36).