Durante o NEON 2025, a Investe Piauí está apresentando ao público um dos projetos mais promissores do seu portfólio: a criação da primeira faculdade pública estadual de tecnologia do Piauí, vinculada ao Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). A proposta foi levada ao evento por meio do stand da agência, que atua na atração de investimentos e no fortalecimento da inovação local.
Segundo Maria Fernandes, representante da Investe Piauí, a PIT já foi credenciada e a expectativa é iniciar as atividades acadêmicas ainda este ano.
“Vai ser uma faculdade estadual pública gratuita, o acesso vai ser através da nota do Enem e a gente vai abrir o edital em breve com a previsão do início das aulas para agosto”, explicou.
Cursos com foco em inteligência artificial
No estande, a equipe também detalha os primeiros cursos que serão ofertados: Bacharelado em Inteligência Artificial e Tecnologia e Inteligência Artificial. Ambos são voltados para a formação de profissionais especializados em áreas de alta demanda no mercado digital.
Maria Fernandes reforça que a criação da PIT faz parte de uma estratégia maior da Investe Piauí de promover o estado como um polo tecnológico:
“A INVESTE PIAUÍ é uma agência de atração de investimentos. Ela tem como objetivo atrair negócios para o estado do Piauí ou promover negócios do Piauí ao redor, para todo mundo, globalmente.”
Com essa iniciativa em andamento, o Piauí se posiciona como referência em educação tecnológica no Nordeste, apostando na qualificação gratuita e acessível como caminho para o desenvolvimento sustentável.