Cerca de 44 internas do sistema prisional do Piauí receberam nesta sexta-feira (20), atendimento no Caminhão da Mamografia na Penitenciária Feminina de Teresina. A ação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi), também beneficiou 10 policiais penais.
Conforme Ana Queiroz, assessora técnica da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, o atendimento teve o objetivo de oportunizar o acesso ao exame de mamografia, que é padrão ouro no rastreio do câncer de mama. Os exames serão enviados para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
“Caso alguma das internas tenha necessidade de realizar exames complementares, serão regulados pelo SUS e poderão fazer posteriormente exames como a ultrassonografia mamária e biopsia”, destacou a assessora.
De acordo com a gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Menezes, as ações da campanha Outubro Rosa reforçam a importância de realizar os exames nas mulheres a partir de 40 anos e a Sejus tem essa preocupação de levar essa atenção às pessoas privadas de liberdade.
“Buscamos na penitenciária conscientizar sobre a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de mama. Também realizar um trabalho educativo através da Drª Lorena Norberta, médica da unidade, que buscou desmistificar sobre o exame e apontar sinais de alerta, numa roda de conversa com as internas”, finalizou Jackelene.
Ainda de acordo com a Sejus, outras unidades prisionais que recebem mulheres serão beneficiadas com o atendimento especializado.