SEÇÕES

INSS antecipa benefícios para moradores de Picos afetados por enchentes

Medida beneficia cerca de 1.400 segurados no município em estado de calamidade pública

Fortes chuvas em Picos afetaram a população | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento antecipado de quase 1.400 benefícios previdenciários e assistenciais para moradores de Picos, no Piauí. A iniciativa busca auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes de janeiro, que deixaram prejuízos significativos na cidade.

Localizado a 313 km de Teresina, Picos sofreu com o transbordamento do rio Guaribas, após fortes chuvas que resultaram na morte de duas pessoas e afetaram aproximadamente 27 mil moradores. Em apenas dez dias, o volume de chuva foi equivalente ao esperado para seis meses, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Medida oficializada pelo governo

A antecipação dos benefícios foi autorizada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. O valor pago a cada beneficiário equivale a uma renda mensal e se aplica a segurados domiciliados no município na data do reconhecimento da calamidade pública.

Como solicitar a antecipação

Os segurados que desejam receber o pagamento antecipado devem comparecer a uma agência do INSS e manifestar interesse. Caso contrário, o valor não será liberado."Isso será mediante opção do beneficiário, no valor de uma renda mensal do benefício devido", explicou Caio Figueiredo, superintendente do INSS na Região Nordeste.

O total das antecipações iniciadas em fevereiro soma aproximadamente R$ 66 milhões. Além dos benefícios previdenciários, a medida inclui pagamentos da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), conforme previsto na Portaria SNPDC/MIDR nº 118, de 18 de janeiro de 2025.

Além da antecipação dos pagamentos, o INSS priorizou a análise de quase 1.300 novos requerimentos de benefícios em Picos e municípios vizinhos. Segundo William Machado, gerente-executivo do INSS em Teresina, a medida tem como objetivo garantir que os segurados tenham acesso aos seus direitos com maior rapidez.

Previsão de mais chuvas

O período chuvoso deve continuar até março, e cerca de 500 famílias já foram afetadas. O governo segue monitorando a situação e adotando medidas para minimizar os impactos da calamidade no município.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também