As inscrições para o programa Piauí + Genética, iniciativa da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), começam no dia 20 deste mês, conforme divulgado pelo secretário Fábio Abreu durante o programa Notícias da Boa, apresentado por Helder Felipe.
O programa foi implantado com o intuito de disseminar o melhoramento genético do rebanho bovino, caprino, ovino e suíno em todo o estado do Piauí. Serão adotadas ações estratégicas para desenvolver técnicas de manejo e melhoramento genético, como o uso da biotecnologia de inseminação artificial e reprodutores melhoradores.
Conforme o secretário, o período de inscrições vai de 20 de novembro a 20 de dezembro, e a prioridade será dada aos pequenos produtores. As inscrições serão realizadas por meio de fichas, que ainda serão divulgadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária através dos seus canais de notícias e redes sociais.
Fábio Abreu comentou que os pequenos produtores de gado terão acesso aos sêmens das raças Nelore, Gir Cattle e Girolando, consideradas as melhores da agropecuária brasileira. "Nos caprinos e ovinos, adotaremos duas estratégias: a inseminação, sendo um processo um pouco mais complicado nos caprinos, e o processo com a doação temporária de reprodutores. A propriedade que se cadastrar e atender aos requisitos receberá o caprino macho ou ovino, o carneiro, e esses animais farão a cobertura, sendo encaminhados para outras localidades", explicou o secretário.
O projeto tem como principais objetivos a melhoria econômica do setor agropecuário, o aumento da competitividade do rebanho e das exportações de carne, a abertura de mercado com agregação de valores de qualidade, a melhoria nos indicadores de produção e produtividade, o fornecimento de novos postos de serviços, o aumento do número de cabeças de animais abatidos, o aumento do número de fêmeas inseminadas e, consequentemente, a geração de mais postos de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos produtores
O programa destina um aporte financeiro inicial de R$ 20 milhões para atender 20 mil pequenos e médios produtores nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.