Inscrições do Prouni começam nesta sexta-feira; saiba quem pode pedir bolsa

Bolsas cobrem 50% ou 100% do valor das mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Confira os critérios de participação.

Inscrições do Prouni começam hoje | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As inscrições para o processo seletivo do Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24) e vão até 23h59 de 28 de janeiro. Os interessados devem se inscrever no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni) usando o login gov.br com CPF e senha.

O Prouni, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Para se inscrever, o candidato deve ter feito o Enem 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação.

Datas do Prouni 2025

  • Inscrições: 24 a 28 de janeiro
  • Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
  • Resultado da lista de espera: 1º de abril

Como funciona

  1. O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno).
  2. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
  3. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos.
  4. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição).
  5. Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.

Renda

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277). Já para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos (R$ 4.554) por pessoa. Para verificar se atende aos critérios de renda, o candidato deve somar os salários de todos os moradores da casa e dividir pelo número de pessoas do grupo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES