INMET emite dois alertas de baixa umidade para o Piauí neste domingo (01)

Conforme o órgão, a população pode sentir ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

INMET emite dois alertas de baixa umidade para o Piauí. | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja), para o Piauí neste domingo (01). Tais condições climáticas favorecem o risco de incêndios florestais e à saúde. Conforme o órgão, a população pode sentir  ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Alertas deste domingo (01)./Foto: Reprodução

O alerta laranja inicia-se às 12h e termina às 18h, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. As regiões afetadas são: Sudeste, Centro-Norte e o Sudoeste do estado. Já o alerta amarelo atinge a maior parte do Piauí: Sudeste, Centro-Norte,Sudoeste, Norte. O aviso  inicia-se às 11:30 e vai até às 19h, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. 

Confira as instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TERESINA SERÁ A CAPITAL MAIS QUENTE DO BRASIL NESTE DOMINGO (01), DIZ INMET

Conforme mapa apresentado pelo instituto, a capital piauiense, com 39°C, irá registrar a maior temperatura entre as capitais do Brasil. Em segundo lugar fica Boa Vista, em Roraima, com 38°C, ficando somente a frente de Palmas, no Tocantins, e Porto Velho, em Rondônia, ambas com 37°C. 

Teresina apresenta uma máxima de 39°C./ Foto: Reprodução.

ALERTA: Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro

De acordo com informações fornecidas por especialistas da Climatempo e da Metsul, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o Brasil durante o mês de outubro, e esta tem o potencial de ser ainda mais intensa do que a que ocorreu no mês de setembro.

A Climatempo sugere que essa previsão se baseia na atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, o que pode resultar em temperaturas mais elevadas do que as registradas na última onda de calor. Isso ocorre em mês que já é naturalmente quente no Brasil, com a influência adicional do fenômeno El Niño contribuindo para manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES