O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu três alertas de chuvas intensas para os próximos dias, iniciando nesta terça-feira (01), para todo o Piauí, onde dois são de perigo potencial (amarelo) e um perigo (laranja). Há risco de ocorrência de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
🟠ALERTA LARANJA. O grau de severidade classificado como "Perigo", possui previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos variando entre 60-100 km/h, até as 10h deste sábado (02). 120 municípios das regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte serão afetados.
🟡 ALERTA AMARELO 1 . O segundo aviso é destinado para 131 cidades do Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí. Ele é classificado como Perigo Potencial, e segue até sábado às 10h. O alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos variando entre 40-60 km/h.
🟡 ALERTA AMARELO 2. Já o outro comunicado amarelo, também de perigo potencial, deve apresentar a mesma quantidade de acumulados de chuvas e velocidades de ventos, porém, ele irá durar até às 10h deste domingo (03), atingindo 119 municípios do Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauiense.
RICOS. Embora o risco seja considerado baixo para os avisos de perigo potenciais, há possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Aconselha-se que a população permaneça vigilante e tome as devidas precauções.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
PREVISÃO PARA A SEMANA (05/03/2024 a 13/03/2024). Conforme o Inmet, na região Nordeste do Brasil, a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50,0 mm em praticamente toda a região. A chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.