A influenciadora Taynan Gaudêncio, dona do perfil praondevamoshj, anunciou emocionada na noite desta quarta-feira (25), que conseguiu o acesso da conta. A advogada teve a conta tomada por criminosos que durante uma semana aplicaram golpes de pirâmide financeira nos seguidores do perfil de Taynan.
Em um story, a influenciadora apareceu visivelmente emocionada aos mais de 68 mil seguidores e relatou que o período sem a conta foi um pesadelo. Ela pontua que contou com a ajuda de um especialista na recuperação de perfis hackeados para que tivesse acesso novamente a conta.
“Gente finalmente eu consegui reaver o praondevamoshj eu ja tava desesperada com o povo caindo no golpe, foi uma semana de pesadelo. Eu vim dizer para vocês que a informação mais importante e a que eu estava mais preocupada, quem caiu faça o boletim de ocorrência para reaver seu dinheiro pelo seu banco… hoje graças a Deus a gente conseguiu”, disse.
Taynan aproveitou para divulgar um vídeo do delegado Alisson Macedo da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) alertando sobre golpes aplicados através de contas roubadas por criminosos. Ele explica que caso o golpe tenha sido aplicado é possível através do banco recuperar o dinheiro.
“Passando por aqui somente para alertar a todos, que tomem muito cuidado com esses golpes que vêm acontecendo, principalmente em contas que estão sendo hackeados de Instagram, em que se sequestra pela conta, e aí a partir dali começa a se divulgar golpes da tabela do Pix. Muito cuidado, não existe esse negócio de dinheiro fácil. Não deposite seu dinheiro tão facilmente em coisas que, se é tão bom para ser verdade, não é verdade. O importante é salientar que se você fez uma transferência por Pix, assim que você notou que você cai em um golpe, é importante que você entre em contato imediatamente com o seu banco, utilizando os canais oficiais do banco, aquele que está no verso do cartão e etc. Porque tem um mecanismo, que se chama mecanismo especial de devolução (MED), em que você pode solicitar ao seu banco o bloqueio dos valores para uma eventual devolução”, destaca.
A conta de Taynan foi criada em 2015 com a intenção de mostrar a seus seguidores locais de descontração como bares, restaurantes, hotéis e passeios. Foram recuperados apenas o perfil profissional e pessoal da influenciadora, o WhatsApp continua em posse dos criminosos.