SEÇÕES

Inclusão Social: Projeto “Neuro em Ação” leva diagnóstico precoce a crianças teresinenses

O projeto é focado em detectar precocemente condições que afetam o desenvolvimento e a aprendizagem.

Crianças brincando em escola. | Foto: Jéssica Machado/ Portal MeioNews
Siga-nos no

A dificuldade em conseguir consultas com neuropediatras e obter diagnósticos essenciais para seus filhos na rede pública tem sido uma preocupação constante entre pais e mães. Diante dessa situação, a Câmara Municipal de Teresina desenvolveu o projeto "Neuro em Ação", focado em detectar precocemente condições que afetam o desenvolvimento e a aprendizagem. A iniciativa leva atendimento especializado diretamente às comunidades.

Sala na escola municipal Angelim./Foto: Jéssica Machado

Criado em 2023, como parte do programa "Câmara em Ação", o projeto foi idealizado pelo presidente da Câmara, Enzo Samuel, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por um diagnóstico e facilitar o acesso das famílias à documentação necessária para benefícios sociais, início de terapias e orientações clínicas.

“Nós percebemos que era possível adotar uma plataforma híbrida, através de acompanhamento de profissionais capacitados, desde pediatra a neuropediatra, para desafogar essa fila e atender essa demanda da população teresinense, que é uma grande necessidade”, explicou Enzo Samuel.

Enzo Samuel./Foto: Jéssica Machado

Como funciona?

A iniciativa acontece em três etapas: primeiro, é realizada uma consulta médica com a família e a criança para avaliação inicial. Após o contato, as famílias enviam informações como vídeos e relatórios escolares via WhatsApp para um número exclusivo do projeto. Com base nesses dados, é elaborado um relatório que pode indicar um diagnóstico fechado, um caso suspeito (necessitando de acompanhamento) ou a ausência de diagnóstico.

“A gente tem que ter muito cuidado nessa missão do laudo ou do relatório médico, porque é um passo para a vida de toda a família, e consequentemente da estrutura escolar, da estrutura de saúde. A gente tem muita prudência. O grande diferencial do Neuro em Ação se chama o acompanhamento. Essas famílias, elas não só recebem um laudo, elas têm seguimento através do número do projeto”, destacou Clara Linda, médica pediatra.

Clara Linda, médica pediatra./Foto: Jéssica Machado

As avaliações têm identificado precocemente condições como:

  • Transtornos do Espectro Autista (TEA);

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

  • Distúrbios de aprendizagem;

  • Deficiência intelectual;

  • Paralisia cerebral;

  • Síndrome de Rett.

Após a frustração de enfrentar longas esperas por atendimento telefônico no Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de cuidados médicos para o filho de 7 anos, Edvaldo Nascimento encontrou uma alternativa viável no projeto e já conseguiu realizar a primeira consulta pediátrica.

Consulta de Pedro Manuel./Foto: Jéssica Machado

Ele relatou que o filho, Pedro Manuel, está apresentando dificuldades de aprendizagem e comportamentos desafiadores, tanto em casa quanto na escola, em atividades como escrever e ler, além de apresentar agressividade com outras crianças. Diante disso, Edvaldo destacou a importância da iniciativa, especialmente para crianças de bairros carentes.

“Um projeto para a gente que tá aqui, vamos dizer, ‘esquecido’, porque tem aqui, não é só ele, muitas crianças que precisam desse acompanhamento de um tratamento e não têm como conseguir. Então, esse projeto veio na hora certa”, pontuou o pai.

Edvaldo Nascimento./Foto: Jéssica Machado

Karla Patrícia Santos, diretora da Escola Municipal Angelim, explicou que a unidade foi escolhida pela Câmara para receber o projeto. Por meio da observação dos professores em sala de aula, os alunos com necessidades foram identificados. Após a seleção, os nomes foram enviados à Câmara, que contatou as famílias para agendar as consultas.

“Acionamos os professores que estão ali diretamente com essas crianças, que conhecem melhor o perfil de cada aluno. Eles selecionaram e a gente fez a triagem. Em seguida, encaminhamos os nomes para a Câmara Municipal, através da assistente social. Ela entrou em contato com as famílias, e essas mães foram chamadas, foi feita uma reunião e é dessa forma que a gente consegue incluir esse aluno no projeto”, explicou a diretora.

Desde sua implantação, o "Neuro em Ação" já realizou 334 atendimentos em diversas regiões, priorizando comunidades vulneráveis:

  • Zona Sul – Portal da Alegria: 130 atendimentos

  • Zona Leste – Vale do Gavião: 30 atendimentos

  • Zona Norte – Buenos Aires: 174 atendimentos

Reconhecimento nacional e impacto social

O impacto social do "Câmara em Ação" e do "Neuro em Ação" foi reconhecido com o Prêmio Destaque Nacional, concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Os troféus foram entregues durante a XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada em Brasília, em 2024.

Projeto "Neuro em Ação" leva diagnóstico precoce a crianças teresinenses./Foto: Jéssica Machado

A premiação, que integra a programação de um evento de âmbito nacional, visa dar visibilidade a boas práticas públicas que promovem inovação e justiça social nos municípios brasileiros. O projeto também está em fase de expansão para incluir o "Cuidando de Quem Cuida", voltado ao apoio psicológico e psiquiátrico das mães, reconhecendo a importância do bem-estar materno para o sucesso do tratamento das crianças.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também