
Luz, câmera e ação. A magia do cinema está cada vez mais acessível para jovens talentos da rede pública estadual do Piauí. Em uma iniciativa diferente e inovadora, o programa "Cinema na Escola", realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), promete não somente formar novos profissionais, mas também abrir horizontes e fomentar a inclusão social através do audiovisual.

Com o objetivo de integrar o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo do Ensino Técnico e Profissionalizante, o programa contempla 200 alunos de escolas estaduais em diversas cidades do Piauí: Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. O cineasta Cícero Filho, instrutor do projeto, revelou que o foco é expandir para mais municípios, permitindo que mais estudantes tenham acesso à oportunidade de realizar o curso.
“Os novos anúncios que vão entrar nessa fase 2 também, que são os das outras cinco cidades, que agora vão ser 10 escolas beneficiadas pelo projeto. Uma iniciativa fantástica da Seduc, em oferecer educação de qualidade para os jovens, educação inovadora, revolucionária, saindo um pouco do convencional e trazendo para a atualidade também bem, porque hoje o mercado de trabalho que não tem profissionais preparados é fadado ao fracasso”, afirmou o cineasta.
COMO FUNCIONA?
Durante 12 meses, com uma carga horária de 120 horas, os jovens terão a oportunidade de aprender e entender sobre linguagem cinematográfica, dar vida a roteiros, dominar a arte da direção, aprimorar técnicas de interpretação, e entender a importância de cada detalhe, desde a composição de um cenário até a maquiagem dos personagens.
Dentre outros assuntos abordados, estão: fotografia para cinema, maquiagem cinematográfica, captação de som para cinema, softwares de edição de vídeo e irá finalizar com a gravação de um curta-metragem, edição de vídeo, mixagem de som, estratégias de marketing para cinema e atividades de lançamento do filme.
CINARA
Segundo o instrutor, ao longo do curso, serão produzidos cinco curtas-metragens, permitindo que os alunos lancem suas próprias produções ao término das aulas. O mais recente projeto, desenvolvido pelos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo – Premen Norte, em Teresina, é o “Cinara”, que narra a história de uma jovem de 16 anos que vive na periferia da capital.
A trama acompanha a protagonista enfrentando desafios como a pobreza e a perda recente de sua mãe, enquanto mantém o sonho de um futuro melhor. Ela é roteirizada pelas alunas Evellyn Reis e Mariana Santos, e colaboração dos estudantes Marcelo Leão, João Morais, Beatriz Oliveira, Michelle Gomes, Iury Bandeira e Marley Santana.
“Nós estamos hoje fazendo Cinera e cada cidade dessas estão produzindo seus filmes com seus títulos originais, todos originais, aonde eles colocam a mão na massa, fizeram um roteiro, executaram, produziram”, explicou Cícero.
Para aluna Jéssica Miranda, de 16 anos, que ficou a cargo da produção, contou como a equipe está dedicada para as gravações. Além disso, a jovem, que ingressou no programa em julho de 2024, relatou como o projeto a fez conhecer um novo mundo.
“Tá sendo uma experiência muito incrível. Primeiro porque quando entrei eu não sabia nem que era uma câmera, como o que ela fazia, eu não sabia como mexer na iluminação, eu não sabia como escrever roteiro, eu não sabia o que uma produção fazia, então eu não sabia, mas aí quando o Cícero, o André e a Jéssica me mostraram esse mundo, e eu simplesmente me apaixonei”, destacou.
Segundo a estudante Michelle Gomes, desde pequena ela se encanta com a área. “Para mim, estar vivenciando tudo isso, é uma coisa mágica assim, sabe? Porque eu nunca imaginei que eu fosse estar tão cedo pegando em equipamento. [...] A gente tá se esforçando muito para que saia tudo perfeito. Todo mundo está fazendo o máximo que pode”, pontuou.