Após quatro dias de combate, o Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções que atingia uma área de mata na zona rural de Cocal dos Alves, próximo à divisa com o Ceará. A operação envolveu bombeiros do 3º Grupamento Militar de Parnaíba e brigadistas das cidades de Cocal dos Alves e Viçosa (CE).
COMO FOI
O fogo, que se espalhava rapidamente devido às fortes rajadas de vento, ameaçava propriedades rurais e residências nas proximidades da vegetação. Segundo o coordenador da operação, Major Costa Silva, cerca de 12 bombeiros e mais 20 brigadistas trabalharam, com poucos intervalos de descanso, para conter as chamas e proteger as comunidades.
"Mesmo com os fortes ventos, nós conseguimos impedir o avanço das chamas para o lado das comunidades que ali residem, neutralizando assim qualquer risco deste fogo trazer maiores riscos para aqueles moradores de Cocal dos Alves”, garantiu o Major do Corpo de Bombeiros Militar.
APOIO DE BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS
Ele agradeceu o apoio dos brigadistas voluntários em áreas de difícil acesso. “A ajuda de brigadistas, como o pelotão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de brigadistas locais devidamente treinados, permite combater o fogo de maneira a redirecioná-lo até um ponto onde as viaturas com kits de combate a incêndio, os caminhões Bomba-Tanque e até mesmo carros-pipa possam se aproximar. Nesse local, o combate é reforçado de forma mais direta, com o uso de mangueiras e dos reservatórios de água instalados nesses veículos”, explicou o Major.
O incêndio teve início no dia 26 de outubro, mas, de acordo com o Major Costa Silva, nenhuma propriedade rural ou residência foi atingida. Segundo o último relatório da operação, o fogo está sob controle e não houve vítimas.